terça-feira, 30 de abril de 2013

HENRIQUE SÁ PESSOA PROGRAMA AGENDA DE MAIO DA BAIXA-CHIADO PT BLUESTATION


Sugestões de receitas de almoço, ingredientes para combinações criativas, propostas culturais na área do teatro, do cinema, da música e até um desafio desportivo estão entre as ações que irão animar a Baixa-Chiado PT Bluestation durante todo o mês de maio. "A Cultura da Comida" foi o tema escolhido pelo chef Henrique Sá Pessoa para programar esta agenda porque "Toda a nossa cultura se enraíza naquilo que comemos, das ruas onde nascemos e conhecíamos de cor os pratos das mães dos nossos amigos, aos bairros que visitamos à procura deste ou daquele prato típico. Mas a comida não é só memória, também é a emoção da experiência. A comida pode deixar-nos eufóricos, tristes, alegres ou até ajudar a conquistar o amor da nossa vida. Porque a comida é temperamental e é absorvida por todos os cinco sentidos, podemos não estar a comer um prato fantástico, mas se toca a nossa música preferida... podemos também estar num dos sítios mais desinteressantes do mundo, mas se a comida for fantástica... "

Todas as segundas-feiras de maio, entre as 12h e as 14h, novos Chefs de restaurantes convidados por Henrique Sá Pessoa estarão na Baixa-Chiado PT Bluestation a sugerir refeições económicas para fazer em casa ou levar para o trabalho.

Às terças-feiras, entre as 17h e as 19h, irão decorrer os campeonatos "As Receitas da PT Bluestation", em que o desafio é criar refeições originais para o lanche. Na final, dia 31, Henrique Sá Pessoa estará na estação para avaliar as propostas concorrentes e escolher a vencedora. O prémio é um jantar para duas pessoas no seu recém-inaugurado restaurante Cais da Pedra.

Um bairro que se preze tem, pelo menos, um prato típico e em cada quarta-feira de maio, um bairro diferente - Campo de Ourique, Bairro Alto, Mouraria e Alfama - irá à Baixa-Chiado PT Bluestation, entre as 10h e as 17h, mostrar, em vídeo, a relação que tem com os seus restaurantes e as suas gentes.

As quintas-feiras ficarão reservadas aos desafios e sugestões culturais de Henrique Sá Pessoa. No dia 2, entre as 17h e as 19h, o chef estará na estação a praticar o seu jogo de eleição, basquete, e convida todos os adeptos do desporto a juntarem-se a ele. No dia 9, entre as 10h e as 13h, haverá uma projeção da curta-metragem “Headless Nun”, de Nuno Sá Pessoa. Dia 16, a estação receberá uma exposição de ervas aromáticas nacionais como o alecrim, o tomilho ou o manjericão, e na quinta-feira seguinte será palco de uma performance de teatro pelo coletivo Kind of Black Box. Para a última quinta-feira do mês, dia 30, entre as 10h e as 13h, está agendada uma prova cega. O desafio é tentar adivinhar diferentes ingredientes apenas com o olfato. Quem adivinhar mais ingredientes, leva para casa um livro do Henrique Sá Pessoa.

E para todos os que adoram cozinhar mas não o conseguem fazer sem música, as sextas-feiras de maio serão a playlist perfeita. Para cozinhar com garra, originalidade, depressa ou devagarinho, Henrique Sá Pessoa sugere a banda sonora perfeita: Dia 3, 21h - Blue Trash Can; Dia 10, 21h - Elektra Zagreb; Dia 17, 18h - Miguel Sá Pessoa e Irina Furtado; Dia 24, 21h - Sampladélicos (Sílvio Rosado e Tiago Pereira).

Todos os eventos têm entrada livre. Não deixe de participar!

Sem comentários: