terça-feira, 1 de dezembro de 2015

“DENIM: FASHION'S FRONTIER” EM EXIBIÇÃO NO MUSEU DO FIT




O denim tornou-se um dos tecidos favoritos em todo o mundo e é o tema da exposição que inaugura hoje no museu do FIT de Nova Iorque. “Denim: Fashion’s Frontier” explora a história do denim e a sua relação com a moda, desde o século XIX até à atualidade. Em exibição estão mais de 70 peças da coleção permanente do museu, muitas das quais nunca anteriormente expostas, bem como criações recém-adquiridas de designers como Dries Van Noten, Chloé, Sacai e Rag & Bone. A exposição estará patente ao público até 7 de maio de 2016.

“Denim: Fashion’s Frontier” reúne uma série de peças de vestuário em denim, desde as calças de trabalho da década de 1830/40 que antecederam os icónicos jeans 501 da Levi Strauss & Co até às mais recentes criações de designers contemporâneos. A mostra ilustra a passagem dos jeans da contracultura para o mainstream e o momento em que o denim se transformou num material de luxo, no final do século XX, e passou a integrar as coleções de grandes marcas de moda como a Calvin Klein, Ralph Lauren, Roberto Cavalli, Jean Paul Gaultier, entre muitas outras.

Em exibição estão também criações de designers como Junya Watanabe e Edun que experimentaram o denim com um discurso de desconstrução pós-moderna. O objetivo é lançar um novo olhar sobre a forma como este peculiar tecido de algodão passou a dominar a indústria do vestuário e a influenciar o modo como as pessoas se vestem em todo o mundo.

Se for a Nova Iorque nos próximos meses, não deixe de passar pelo museu do FIT!


NA FOTO: Vestido Junya Watanabe, verão 2002. Fotografia: William Palmer

Sem comentários: