segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

MUDE EXPÕE OBRA DO DESIGNER PORTUGUÊS JOSÉ ESPINHO




Inaugura no próximo dia 11 de dezembro, no MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, em Lisboa, a primeira grande exposição dedicada à vida e obra de José Espinho (1915-1973), um dos pioneiros do design português, mas ainda hoje quase desconhecido do grande público.

José Espinho é autor de uma obra vasta que vai da arquitetura de interiores ao design de produto, passando pelo design efémero, design expositivo, design gráfico, edição e ilustração. Em exibição estarão cerca de 90 peças de mobiliário e uma vasta documentação iconográfica que dá a conhecer vários espaços interiores em que o designer interveio, nomeadamente o Teatro Micaelense, Cine-Teatro Monumental, Cervejaria Solmar, Hotel Mundial, Hotel Tivoli, Hotel Estoril-Sol, Casino do Estoril, Hotel Alvor, Hotel Trópico Luanda, na sua grande maioria desvirtuados ou demolidos.

Para conhecer o homem por detrás da obra, a mostra incluirá também alguns objetos pessoais que testemunham o gosto de José Espinho pela pintura, o seu talento para o desenho, sentido de humor e interesse pela fotografia e música.

O mobiliário, produzido em colaboração com várias empresas, particularmente com os Móveis Olaio, onde foi consultor de Estética Industrial, é apresentado numa sequência cronológica e em três momentos principais: neo-rústico, moderno e estética industrial.

A mostra estará em exibição no piso 3 do MUDE, até 17 de abril de 2016.

Não deixe de passar por lá!

Exposição José Espinho. Vida e Obra
Programação e Coordenação Geral: Bárbara Coutinho
Curadoria: Graça Pedroso
Design Expositivo: Isabel Barbas | João Manuel Alves Arquitetos
Design Expositivo: Paula Guimarães

Sem comentários: