quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

DIOR BY AVEDON




O livro “Dior by Avedon”, recentemente publicado pela Rizolli, reúne 150 fotografias únicas, que revelam a relação especial entre a casa de Alta Costura francesa e Richard Avedon. Durante cerca de 30 anos - entre 1940 e 1970 - o fotógrafo americano capturou a essência das criações Dior em fotografias memoráveis.

A colaboração entre a Dior e Richard Avedon teve início em 1947. As fotografias do jovem fotógrafo expressavam na perfeição a elegância das criações da casa de Alta Costura, assim como o estilo e a personalidade das famosas modelos e celebridades que as vestiam, como Audrey Hepburn, Marlene Dietrich, Suzy Parker, Sunny Hartnett, Dovima, Carmen Dell’Orefice, Dorian Leigh, Capucine, Lauren Hutton, Anjelica Huston, Barbra Streisand, entre outras.

O trabalho de Richard Avedon para a Dior foi um ponto de viragem na história da fotografia de moda. Uma das suas fotografias mais famosas mostra a modelo Dovima com um sensual vestido de noite Dior, acompanhada por dois elefantes no Cirque d'Hiver. Avedon descreveu-a como "um momento coreográfico".

Além das icónicas fotografias de Richard Avedon (muitas delas nunca antes divulgadas), o livro “Dior by Avedon” inclui esboços de Christian Dior, assim como anedotas e textos de Jacqueline de Ribes, Justine Picardie e Olivier Saillard, que narram a história da casa de moda francesa.


Sem comentários: