Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 15 de dezembro de 2015

MUSEU DO FIT APRESENTA “FAIRY TALE FASHION”


Criar uma atmosfera mágica entre o mundo dos contos de fadas e a moda é o objetivo da exposição “Fairy Tale Fashion”, que inaugura a 15 de janeiro de 2016, no museu do Fashion Institute of Technology (FIT), em Nova Iorque. Mais de 80 criações de moda inspiradas em contos de fadas estarão em exibição num cenário de fantasia projetado pela arquiteta futurista Kim Ackert. A mostra estará patente até 16 de abril de 2016.

Os sapatos de cristal da Cinderela, a capa em lã vermelha do Capuchinho Vermelho ou o vestido preto da Branca de Neve são apenas algumas das peças que foram reinterpretadas por designers como Thom Browne, Dolce & Gabbana, Tom Ford, Mary Katrantzou, Marchesa, Alexander McQueen, Rick Owens, Prada, Rodarte, Walter Van Beirendonck, Comme des Garçons, Thierry Mugler, entre outros. As suas criações fantasiosas são apresentadas em “Fairy Tale Fashion”.

Além de moda, a exposição apresenta também obras de arte que têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento da perceção estética dos contos de fadas, nomeadamente ilustrações de artistas conceituados do início do século XX, como Edmund Dulac, Arthur Rackham e AH Watson. Diversas fotografias de grande escala, da série “Wonderland” de Kirsty Mitchell, estarão igualmente em exibição.

A mostra “Fairy Tale Fashion” contará com muitas outras atrações para dar a conhecer ao público a ligação entre a moda e os contos de fadas. A exposição será acompanhada por um livro com mais de 150 fotografias e ilustrações que retratam este fascinante tema.

A moda nunca foi tão mágica!




FOTOS (da esquerda para a direita, de cima para baixo):

01 - Capa (final séc. XVIII), a ilustrar “O Capuchinho Vermelho”
02 - Mary Liotta, vestido de noite (cerca de 1930), a ilustrar "Furrypelts"
03 - Charles James, vestido de noite (1954-1955), a ilustrar “O Lago dos Cisnes”
04 - Thierry Mugler, vestido (1987), a ilustrar “A Pequena Sereia”
05 - Alexander McQueen, vestido (2007), a ilustrar "Rapunzel"
06 - Manish Arora, vestido (2010), a ilustrar “Alice no País das Maravilhas”
07 - Comme des Garçons, capa (verão 2015), a ilustrar “O Capuchinho Vermelho”
08 - Rodarte, vestido (verão 2015), a ilustrar “A Pequena Sereia”
09 - Undercover, blusão e saia (verão 2015), a ilustrar "O Lago dos Cisnes"
10 - Christian Louboutin, stilettos (outono / inverno 2009/10, a ilustrar “O Feiticeiro de Oz”
11 - Noritaka Tatehana, sapato da Cinderela (2014)

Sem comentários: