quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

“SILENT BEAUTIES”: AS MAIS BELAS FOTOGRAFIAS DE FLORES DE LEENDERT BLOK


As flores são consideradas um dos símbolos mais universais de beleza. O fotógrafo holandês Leendert Blok (1895-1986) era um grande aficionado por plantas e as suas admiráveis fotografias de flores são o tema do novo livro “Silent Beauties” publicado pela Hatje Cantz.

Depois de estudar jornalismo na África do Sul, no início do século XX, Leendert Blok mudou-se para Lisse, perto de Amesterdão, e ficou fascinado com a diversidade de flores que lá se cultivavam. Estabeleceu aí a sua empresa, Photo Technischbureau, e trabalhou em estreita colaboração com os produtores de flores locais, fornecendo-lhes imagens a cores das diferentes espécies que cultivavam. Blok fotografava as flores como objetos de desejo, utilizando a técnica Autochrome Lumière. Tulipas, narcisos, dálias, jacintos, íris e gladíolos, nenhuma flor escapou à sua lente.

Inegavelmente apelativas, as fotografias de Leendert Blok jogavam com cor, textura e forma, dando vida a objetos inanimados. O fotógrafo tinha também um cuidado especial com a iluminação, para que cada flor fotografada parecesse uma pequena escultura.

“Silent Beauties” reúne uma seleção das suas fotografias mais admiráveis.





Sem comentários: