sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

ROSE QUARTZ E SERENITY SÃO AS CORES DE 2016




Rose Quartz (Pantone 13-1520) e Serenity (Pantone 15-3919) são as cores do ano 2016, anunciou ontem o Pantone Color Institute. Pela primeira vez, a empresa norte-americana que detém a paleta de cores mais famosa do mundo escolheu dois tons em vez de um.

Desde 2000, a Pantone divulga a cor do ano, que se torna uma importante referência para a indústria da moda e designers de todo o mundo. Em 2016, em vez de uma, teremos duas cores. Rose Quartz e Serenity foram escolhidas pelo seu efeito calmante, como explica a Pantone: "Os consumidores procuram atenção e bem-estar como antídoto para o stress do dia a dia, preferindo cores que psicologicamente cumpram o seu desejo de tranquilidade. A combinação de um rosa mais quente com um azul mais frio e tranquilo, reflete afinidade e bem-estar, assim como uma sensação calmante de ordem e paz".

Para Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, "a cor é uma linguagem e escolher duas cores é incomum, mas faz sentido". "Alguns podem dizer que é marketing, mas para nós é uma abordagem pura. Não vamos ficar sentados para ver as reações do público e se vamos vender mais produtos", conclui.

Como é selecionada a cor do ano? De acordo com a Pantone, a escolha requer uma análise cuidadosa das cores que surgem com mais frequência nos mais diferentes tipos de negócios e que são recorrentes na preferência dos consumidores. Para chegar à decisão final os peritos coloristas percorrem o mundo inteiro. Analisam não só a moda, mas também a indústria de entretenimento, os filmes que estão em produção, as exibições itinerantes de arte, o trabalho dos novos artistas, os lugares que se tornaram destinos populares para viagens, etc. Duas mil cores são selecionadas numa primeira fase e entre estas uma é eleita a cor do ano. Aquela que tem um maior apelo universal e se traduz facilmente para a moda, beleza, design industrial, mobiliário e objetos de decoração.

Sem comentários: