Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ABSTRACÇÃO E FIGURA HUMANA EM EXPOSIÇÃO NO CAM

Uma exposição com obras das artistas Jane e Louise Wilson e a mostra “Abstracção e figuração humana” são algumas das propostas da programação do Centro de Arte Moderna CAM da Fundação Calouste Gulbenkian para este ano.

A temporada abre no próximo dia 22 de Janeiro com “Tempo Suspenso”, a maior exposição individual das gémeas britânicas Jane and Louise Wilson a nível internacional, que incluirá a sua primeira obra em filme “Hypnotic Suggestion 505” (1993), o vídeo “Songs for My Mother” (2009), assim como uma série de esculturas inéditas que jogam com a arquitectura do CAM.

A exposição, dedicada ao tema da figuração humana e da abstracção, recupera lugares vazios, áreas evacuadas sem comando, ou espaços perdidos e abandonados, transportando o público para um tempo suspenso, tanto no sentido psicológico como histórico. Um tempo suspenso entre épocas (a II Guerra Mundial e a actualidade); entre narrativas (da cinematográfica à quotidiana); entre referências artísticas (de Rodchenko a Kubrick).

“Abstracção e figura humana” é também o tema de outra exposição que inaugura a 22 de Janeiro, que apresentará uma selecção de obras da colecção de arte britânica do CAM correspondente às duas grandes linguagens artísticas que o século XX pôs em confronto, e que o século XXI faz coexistir activamente. A grande maioria das obras apresentadas foi adquirida a artistas emergentes em Londres, entre finais da década de 50 e a década de 60, num período de afirmação internacional da Grã-Bretanha, às quais se juntam outras mais recentes, compradas posteriormente e de um modo mais disperso.



Tempo Suspenso
De 22/01 a 18/04/2010
Das 10h00 às 18h00
Terça a Domingo
Centro de Arte Moderna

Abstracção e Figura Humana
De 22/01 a 18/04/2010
Das 10h00 às 18h00
Terça a domingo
Centro de Arte Moderna, piso 1

Sem comentários: