Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O IMAGINÁRIO DE NICK KNIGHT

Inovador, visionário, artista, mestre da fotografia de moda. Entre muitas outras realizações notáveis, Nick Knight fundou o famoso website Showstudio.com e fotografou para várias revistas e marcas de moda, de Dior a McQueen. A obra do famoso fotógrafo londrino ao longo das últimas duas décadas é tema de um novo livro, intitulado simplesmente Nick Knight. Trata-se de uma retrospectiva do seu trabalho desde 1990 aos nossos dias, documentando a sua criatividade e visão inovadora.

O livro abre com as primeiras fotografias de Nick Knight para os catálogos de Yohji Yamamoto, prossegue com trabalhos editoriais para as revistas Vogue e W e com as campanhas publicitárias para as marcas Louis Vuitton, YSL e Jil Sander, incluindo também alguns dos trabalhos que desenvolveu em colaboração com Bjork, Peter Saville e Hussein Chalayan, entre outros. Mais do que uma monografia, é uma história do mundo da moda contemporânea, apresentando 300 das imagens mais aclamadas de Knight.

Editado pela Collins Design, o livro está disponível em http://www.amazon.co.uk/ por £27.50.



NICK KNIGHT nasceu em 1958. Licenciou-se na London Art School e publicou o seu primeiro livro de fotografia, “Skinheads”, em 1982. Durante essa década, fotografou para várias revistas de moda e para as marcas Jil Sander e Yohji Yamamoto, assim como capas para álbuns de Björk, David Bowie, Kylie e Massive Attack.

Em Novembro de 1993, notabilizou-se ao retratar Linda Evangelista para a capa da Vogue inglesa. Essa fotografia recordava o glamouroso “disco-chic” dos anos 70, numa altura em que a moda estava em declínio, após os efeitos do “grunge”.

As fotografias de Nick Knight lançaram a maior tendência dos anos 90: o “retro chique”. Cores e composições altamente estilizadas deram-lhe a conotação de jovem “anti-moda”. A sua visão ampla e alternativa de beleza permitiu-lhe fotografar uma modelo de 14 anos para a Vogue e uma professora septuagenária para uma campanha publicitária da Levi’s.





Sem comentários: