Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

DAVID CHIPPERFIELD ARCHITECTS – FORM MATTERS

O Design Museum, em Londres, apresenta, até ao próximo dia 31 de Janeiro, uma mostra do trabalho de um dos mais notáveis arquitectos britânicos: David Chipperfield.

Com um estilo sóbrio, ponderado e com grande reputação internacional, David Chipperfield tem obra construída em vários países: China, Japão, Itália, USA, Espanha e Alemanha. O arquitecto britânico produz edifícios subtis e sofisticados, com uma forte sensibilidade para os materiais e grande consciência pelo meio ambiente.

A exposição “David Chipperfield Architects – Form Matters” celebra o seu trabalho pela primeira vez no Reino Unido e abrange toda a sua carreira, incluindo os seus projectos mais recentes, como o Museum of Modern Literature, em Marbach, Alemanha (vencedor do RIBA Stirling Prize 2007 para Arquitectura); o America’s Cup Building, em Valência, Espanha; o Neues Museum, em Berlim; e o Hepworth Museum, em Yorkshire. Trata-se de um levantamento detalhado da obra de Chipperfield, examinando uma série de projectos através de novos modelos e arquivos, esboços, desenhos, fotografias e filmes.

Parte importante da exposição centra-se no seu projecto mais complexo até à data: a restauração do Neues Museum, em Berlim, que foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e deixado ao abandono durante várias décadas. Chipperfield tentou manter a estrutura e os materiais originais do museu, optando inclusive por deixar os buracos de balas do tempo da II Guerra Mundial na fachada do edifício, conservando assim os estragos causados pelo passar do tempo. O projecto gerou, contudo, alguma polémica quando o arquitecto decidiu colocar uma escada de betão na nave central do museu, onde outrora existia uma pintura de parede e uma escada com faustosos ornamentos.

“David Chipperfield Architects – Form Matters” segue posteriormente para a Fundación Pedro Barrié de la Maza, em Espanha, onde estará patente de 18 de Fevereiro a 6 de Junho.

FOTOS (Da esquerda para a direita):
Museum of Modern Literature, Alemanha
The Hepworth Wakefield, Yorkshire



















No vídeo abaixo, uma entrevista com David Chipperfield, onde o arquitecto fala sobre novos conceitos arquitectónicos:


Sem comentários: