Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 18 de junho de 2012

JOANA VASCONCELOS EXPÕE EM VERSAILLES


A artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos é a primeira mulher e quinta artista a expor no Palácio Versailles, França, desde que o espaço abriu as suas portas à arte contemporânea. Além de peças emblemáticas como o sapato "Marilyn" e o lustre "Noiva", a exposição inclui também obras inéditas. Inspirada pela força mitológica e estética de Versailles, Joana Vasconcelos questiona noções de luxo e beleza, apresentando novos trabalhos especialmente desenhados para o Palácio.

Desde 2008 que o Palácio de Versalhes convida artistas contemporâneos a exporem no seu espaço. Jeff Koons foi o primeiro, seguiram-se Takashi Murakami, Xavier Veilhan, Bernar Venet e agora Joana Vasconcelos, que encara este desafio como um dos mais fascinantes da sua carreira. “O meu trabalho foi desenvolvido em torno da ideia de que o mundo é uma ópera, e Versailles encarna o ideal operático e estético que me inspira. As obras que eu proponho existem para este lugar. Vejo-as ligadas a Versailles de uma forma intemporal. Quando passeio pelas salas do Palácio e pelos seus jardins, sinto a energia de uma configuração que gravita entre a realidade e a fantasia, o dia-a-dia e a magia, o festivo e o trágico. Ainda posso ouvir o eco dos passos de Marie-Antoinette, o ambiente festivo e a música das salas senhoriais. Como seria a vida de Versalhes se este universo exuberante e grandioso fosse transferido para a nossa época?”, questiona a artista.

Joana Vasconcelos interpreta a mitologia de Versalhes e transporta-a para o mundo contemporâneo. A exposição está patente ao público de 19 de junho a 30 de setembro.

Sem comentários: