Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

MUDE EXPÕE OBRA DO DESIGNER PORTUGUÊS JOSÉ ESPINHO




Inaugura no próximo dia 11 de dezembro, no MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, em Lisboa, a primeira grande exposição dedicada à vida e obra de José Espinho (1915-1973), um dos pioneiros do design português, mas ainda hoje quase desconhecido do grande público.

José Espinho é autor de uma obra vasta que vai da arquitetura de interiores ao design de produto, passando pelo design efémero, design expositivo, design gráfico, edição e ilustração. Em exibição estarão cerca de 90 peças de mobiliário e uma vasta documentação iconográfica que dá a conhecer vários espaços interiores em que o designer interveio, nomeadamente o Teatro Micaelense, Cine-Teatro Monumental, Cervejaria Solmar, Hotel Mundial, Hotel Tivoli, Hotel Estoril-Sol, Casino do Estoril, Hotel Alvor, Hotel Trópico Luanda, na sua grande maioria desvirtuados ou demolidos.

Para conhecer o homem por detrás da obra, a mostra incluirá também alguns objetos pessoais que testemunham o gosto de José Espinho pela pintura, o seu talento para o desenho, sentido de humor e interesse pela fotografia e música.

O mobiliário, produzido em colaboração com várias empresas, particularmente com os Móveis Olaio, onde foi consultor de Estética Industrial, é apresentado numa sequência cronológica e em três momentos principais: neo-rústico, moderno e estética industrial.

A mostra estará em exibição no piso 3 do MUDE, até 17 de abril de 2016.

Não deixe de passar por lá!

Exposição José Espinho. Vida e Obra
Programação e Coordenação Geral: Bárbara Coutinho
Curadoria: Graça Pedroso
Design Expositivo: Isabel Barbas | João Manuel Alves Arquitetos
Design Expositivo: Paula Guimarães

Sem comentários: