Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

“SILENT BEAUTIES”: AS MAIS BELAS FOTOGRAFIAS DE FLORES DE LEENDERT BLOK


As flores são consideradas um dos símbolos mais universais de beleza. O fotógrafo holandês Leendert Blok (1895-1986) era um grande aficionado por plantas e as suas admiráveis fotografias de flores são o tema do novo livro “Silent Beauties” publicado pela Hatje Cantz.

Depois de estudar jornalismo na África do Sul, no início do século XX, Leendert Blok mudou-se para Lisse, perto de Amesterdão, e ficou fascinado com a diversidade de flores que lá se cultivavam. Estabeleceu aí a sua empresa, Photo Technischbureau, e trabalhou em estreita colaboração com os produtores de flores locais, fornecendo-lhes imagens a cores das diferentes espécies que cultivavam. Blok fotografava as flores como objetos de desejo, utilizando a técnica Autochrome Lumière. Tulipas, narcisos, dálias, jacintos, íris e gladíolos, nenhuma flor escapou à sua lente.

Inegavelmente apelativas, as fotografias de Leendert Blok jogavam com cor, textura e forma, dando vida a objetos inanimados. O fotógrafo tinha também um cuidado especial com a iluminação, para que cada flor fotografada parecesse uma pequena escultura.

“Silent Beauties” reúne uma seleção das suas fotografias mais admiráveis.





Sem comentários: