Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O CÍRCULO DELAUNAY


Até 22 de fevereiro de 2016, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian dedica uma exposição especial ao trabalho do casal de artistas franceses Sonia e Robert Delaunay e ao seu impacto no meio artístico em Portugal.

Sonia Delaunay (1885-1971) e Robert Delaunay (1885-1941), precursores da pintura abstrata, refugiaram-se em Portugal em 1915, durante a 1ª Guerra Mundial. O casal viveu em Vila do Conde, entre junho de 1915 e janeiro de 1917, convivendo de perto com artistas portugueses como Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Eduardo Viana, José Pacheco e o pintor americano Samuel Halpere.

“As Férias Grandes", como Sonia Delaunay chamou ao período passado em Portugal, constituiu para o casal uma época de intenso trabalho. Foi então que os artistas experimentaram a pintura encaustica, na qual o pigmento é misturado com cera aquecida e derretida. Samuel Halpert, Eduardo Viana e Amadeo de Souza-Cardoso experimentaram esta técnica, obtendo camadas de cores mais saturadas e aveludadas, que no caso da pintura dos Delaunay contribuíram para uma maior vibração dos contrastes simultâneos (simultaneismo ou pintura pura, como ficou conhecida).

A exposição “O Círculo Delaunay” reúne muitos das obras que o casal Delaunay realizou no nosso país, dando especial destaque ao projeto coletivo “La Corporation Nouvelle” (Nova Corporação) no qual colaboraram os artistas portugueses Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros e Eduardo Viana.

Uma exposição a não perder!



FOTOS (da esquerda para a direita, e de cima para baixo):
01 - Cantores de Flamenco (Grande Flamenco), 1915-1916
02 - A Revolta das bonecas (A Revolta), 1916
03 - Auto-Retrato (para o Catálogo da Exposição de Estocolmo), 1916

Sem comentários: