Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 24 de abril de 2008

A ARTE DO FUTEBOL

O que é que o futebol e a arte têm em comum? Ambos ultrapassam fronteiras e provocam emoções. No ano do Campeonato Europeu de Futebol, a Nike lança um desafio aos criativos de toda a Europa, que tem como objectivo verificar como estas emoções podem viver em conjunto e evoluir.

A iniciativa chama-se “The Art of Football” e convida qualquer pessoa interessada no projecto, de realizadores de cinema e fotógrafos a artistas de graffiti, designers e ilustradores, estudantes ou profissionais em ascensão, a criar um trabalho original inspirado na frase “The Art of Football”. Não há limites nem regras. O meio, tamanho, tema, ponto de vista e conteúdo são da responsabilidade de cada um. Pode ser uma performance, uma escultura ou uma fotografia, o que interessa é que seja criativo e autêntico.

O projecto é liderado pelo fotógrafo Nick Knight, fundador e director do website de moda e arte http://www.showstudio.com/, e por uma equipa de sócios 1/1, formada por artistas estabelecidos internacionalmente. As propostas são apresentadas num novo website construído especialmente para o efeito - http://www.nike1-1.com/ - sendo que as melhores serão também exibidas em showstudio.com. Os projectos submetidos através de http://www.nike1-1.com/ até ao próximo dia 12 de Maio serão apreciados pela Nike e pelo Showstudio num concurso que seleccionará a equipa final de 11 artistas, cujas obras serão exibidas na exposição “1/1: The Art of Football”, durante a Feira de Arte da Basileia. Por fim, será eleito um vencedor, que verá o seu trabalho perpetuado numa série limitada de ténis Nike Dunks, que irá percorrer os principais espaços dedicados ao culto dos ténis da Europa.

Para divulgar o projecto em Portugal e inspirar os criativos nacionais a participarem na iniciativa, a Nike convidou onze personalidades de diversas áreas, do design à moda, passando pelo futebol, a expressar a “Arte do Futebol”. O artista de graffiti VHS (Associado 1/1), o designer Dino Alves, a designer Sara Lamúrias (aforest-design), o street artist Mosaik, a banda Da Weasel, a actriz Inês Castel-Branco e o artista Filipe Pinto Soares, o fotógrafo Ricardo Cruz, e os craques da selecção nacional de futebol, Miguel Veloso (avançado), Bruno Alves (defesa central), Ricardo (guarda-redes) e Nani (médio avançado) formam a equipa de onze portuguesa e apresentaram as suas propostas artísticas na passada terça-feira.

Agora é a sua vez. Se leva o futebol mesmo a sério e quer expressar essa atitude, não deixe de participar. Seja criativo e genuíno e submeta o seu projecto até 12 de Maio em http://www.nike1-1.com/

Sem comentários: