terça-feira, 29 de abril de 2008

O ENCONTRO ENTRE MODA E ARQUITECTURA

Se planeia viajar até Londres nos próximos dias, marque na sua agenda o dia 14 de Maio, data em que Mark Eley (um dos designers da dupla Eley Kishimoto), se irá juntar a Mark Emerson do atelier 6a Architects e a Elias Redstone da Architecture Foundation para falar sobre a sua colaboração na torre Hairywood. A palesta terá lugar na Somerset House e será presidida por Masoud Golsorkhi, editor da Tank magazine.

A torre Hairywood foi criada em 2005 para a inauguração da nova galeria da Architect Foundation na Old Street e tinha como objectivo questionar a arquitectura, a cidade e a relação do público com ambas. A construção assemelha-se a um farol e é feita em madeira cortada a laser com o padrão "Rapunzel" que Eley Kishimoto utilizou na colecção "Dark Wood Wander".

Uma maquete desta curiosa estrutura está actualmente em exibição na exposição “Skin+Bones: Parallel Practices in Fashion and Architecture”, patente nas Embankment Galleries da Somerset House, que explora a relação de proximidade entre a Moda e a Arquitectura. Desde a década de 1980, estas duas disciplinas têm vindo a partilhar, cada vez mais, materiais, métodos de design e de fabrico. Nesta mostra, o público é convidado a descobrir como 40 conceituados designers de moda e arquitectos internacionais, incluindo Alexander McQueen, Vivienne Westwood, Comme des Garcons, Yohji Yamamoto, Boudicca, Eley Kishimoto, Martin Margiela, Hussein Chalayan, Future Systems, Frank Gehry e Zaha Hadid, constroem peças de vestuário e modelam edifícios.

A exposição foi desenhada pela arquitecta Eva Jiricna e apresenta mais de 200 trabalhos, desde peças de roupa, projectos de arquitectura e modelos 3D a filmes. Destaque para a famosa saia de madeira que se transforma em mesa criada por Hussein Chalayan, o designer que melhor representa o encontro entre a Moda e a Arquitectura.

“Skin+Bonés” estará patente nas Embankment Galleries – Somerset House até 10 de Agosto.


Somerset House
Strand, Westminster, London, WC2R 1LA

Sem comentários: