Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 11 de abril de 2008

ZAHA HADID PROJECTA MUSEU GUGGENHEIM HERMITAGE

Zaha Hadid ganhou o concurso para o projecto do novo Museu Guggenheim Hermitage, que será construído em Vilnius, na Lituânia, para albergar colecções seleccionadas da Fundação Solomon R. Guggenheim de Nova Iorque, e do Museu State Hermitage de São Petersburgo.

O edifício futurista da arquitecta iraquiana destacou-se das propostas de outros arquitectos de renome, como Daniel Libeskind e Massimiliano Fuksas, e cativou o júri, constituído pelo director do Guggenheim Hermitage, Mikhail Piotrovsky, o director do Guggenheim, Thomas Krens, e o primeiro ministro da Lituânia, Gediminas Kirkilas.

Uma equipa do Guggenheim-Hermitage completará o estudo de viabilidade do projecto em meados de Junho e dependendo dos resultados o museu poderá abrir em 2011. São esperados entre trezentos e quatrocentos mil visitantes por ano.


ZAHA HADID

Zaha Hadid nasceu em Bagdad, em 1950. Formou-se em Arquitectura pela Architectural Association de Londres. Em 1979, estabeleceu-se em Londres, onde começou a desenvolver os seus projectos de arquitectura neo-modernista, baseada no construtivismo e suprematismo do início do século XX. A iraquiana “anulou” o modernismo formal de Mies van der Rohe e Le Corbusier e as antigas regras de espaço – paredes, tecto, frente e traseiras, ângulos rectos – e substitui-os pelo que ela própria denominou de “uma nova espacialidade fluida”.

Nos últimos anos, Zaha Hadid inundou o mundo com as suas obras. Algumas são resultados de concursos, outras de convites. Em 1999, foi convidada a criar um espaço dentro do Millenium Dome, em Londres, baptizado de Mind Zone. Em 2000 foi concluído o pavilhão do jardim Weil am Rhein, na Alemanha. Depois vieram a estação de Estrasburgo, em França, e a rampa de esqui em Innsbruck, na Áustria, finalizadas em 2001 e 2002, respectivamente. Estes dois projectos foram capas de revistas em todo o mundo. Depois de mais de duas décadas sem obra construída, a arquitecta iraquiana começava, finalmente, a produzir arquitectura, enquanto continuava a ganhar diversos concursos. Em 2000 obteve o primeiro prémio na competição para o terminal marítimo de Salerno, em Itália. No ano seguinte ganhou o prémio pelo plano geral do Pólo de Ciência de Singapura. Em 2002 foi a vez da sede da BMW, em Leipzig, na Alemanha, e do Centro de Arte, em França.

2003 foi o grande ano de Zaha Hadid. Além de receber o Prémio Mies van der Rohe de melhor edifício da Europa, viu concluída a sua obra mais importante: o Centro de Arte Contemporânea Rosenthal, em Cincinnati, nos Estados Unidos, cujo concurso venceu em 1998. O edifício recebeu grandes elogios por parte da imprensa norte-americana e foi considerado o mais importante museu norte-americano desde o pós-guerra. Em 2004 recebeu o Prémio Pritzker de Arquitectura, pelo conjunto da sua obra.

Zaha Hadid definiu uma nova óptica da arquitectura, criando edifícios com múltiplas perspectivas e geometria fragmentada que evocam o caos da vida moderna. Evitando o dogmatismo, a arquitecta trabalha a deformação, a justaposição e a estratificação nos seus projectos, suscitando a curiosidade do público pelo elevado grau de complexidade e peculiaridade das suas obras.

Sem comentários: