terça-feira, 15 de abril de 2008

MARABU BY MAÒLI

“Marabu” é o mais recente produto criado pela marca de mobiliário italiana Maòli, em colaboração com o designer Alessandro Loschiavo.

Depois do sucesso das séries “Walking Family”, apresentadas pela primeira vez o ano passado em Paris e recentemente galardoadas com o prémio de Melhor Design atribuído pelo Museu Athenaeum de Chicago, a Maòli acrescenta mais um produto à sua família de objectos surrealistas inspirados pela natureza da savana africana. Desta vez, a inspiração surgiu da observação de algumas aves pernaltas que vivem habitualmente nas margens dos grandes lagos na Africa equatorial. As suas longas e esguias pernas influenciaram a forma da mesa Marabu, feita inteiramente em mogno e composta por um tampo plano em forma de gota, duas pernas de ângulos obtusos e uma base circular.

O resultado é um objecto ornito-mórfico que lembra uma ave pernalta, como a cegonha marabu, a andar num pequeno lago. A mesa pretende ser uma homenagem ao artista surrealista Meret Oppenheim e à sua "Table with Bird's Legs" (1939).

Marabu está em exibição até ao próximo dia 21 de Abril no Salone del Mobile de Milão, sob a forma de uma curiosa instalação, intitulada "Il Lago dei Marabu", ironicamente inspirada no célebre ballet de Tchaikovsky, "Swan Lake".

http://www.maoli.it/

Sem comentários: