quarta-feira, 16 de abril de 2008

VARANDA BLOOMFRAME PREMIADA COM O RED DOT DESIGN AWARD 2008

Com um design marcante e inovador, a varanda Bloomframe, desenhada pelo atelier de arquitectura holandês, Hofman Dujardin, foi premiada com o Red Dot Design Award 2008, na categoria de Design de Produto. O Red Dot Design Award é um dos maiores e mais famosos concursos de Design do mundo. Os prémios são somente atribuídos a produtos particularmente criativos, inovadores e de elevada qualidade. A cerimónia de apresentação dos prémios deste ano terá lugar no dia 23 de Junho de 2008 no Aalto Opera Theatre, em Essen, na Alemanha.

Bloomframe é uma janela inovadora que pode ser transformada numa varanda, com um simples premir de um botão. O usuário ganha, assim, luz, ar e espaço. O mecanismo consiste num motor eléctrico que acciona o balcão em dois pontos através de cabos de engate. A posição totalmente aberta é mecanicamente limitada para garantir a máxima segurança da varanda transformada. A combinação de movimentos eléctricos e mecânicos torna o sistema “user friendly” e fácil de abrir e fechar para todos.

Além da funcionalidade e solidez, os arquitectos procuram, cada vez mais, novas formas para transformar os elementos internos e externos de um edifício à imagem global da fachada. A varanda Bloomframe permite a criação de uma fachada interactiva: fechada e abstracta no Inverno, abre como uma flor (bloom) no Verão. Bloomframe acrescenta uma nova dimensão ao design de espaços exteriores. A dinâmica varanda oferece a oportunidade de acrescentar espaço exterior a apartamentos compactos, escritórios e hotéis. É feita de aço, vidro e alumínio e pode ser customizada e desenhada como parte integrante da fachada. O sistema permite uma grande liberdade de dimensões, cores e variações de materiais.

O produto final será apresentado este Verão.

Sem comentários: