segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A TORRE DE PAPEL MAIS ALTA DO MUNDO

Se planeia visitar Londres até meados de Outubro, não deixe de passar junto ao South Bank para ver a “Paper Tower”, a torre de papel mais alta do mundo.

Dois dos mais conceituados designers e arquitectos internacionais – Marc Newson e Shigeru Ban – foram convidados pela organização do London Design Festival para criar instalações para a sua iniciativa anual Size + Matter. O objectivo deste projecto é alterar a percepção dos materiais usados no dia-a-dia, através da criação de instalações temporárias originais junto ao Festival Hall, no South Bank. Shigeru Ban desenhou uma imponente torre de 22 metros de altura feita de tubos de papel, e Marc Jacobs uma escultura metálica.

Shigeru Ban é um arquitecto japonês estabelecido em Tóquio e Paris. É especialmente conhecido pelos seus projectos de apoio a desastres, em particular pelas suas habitações baratas feitas de papel e cartão, que podem ser usadas em situações de terramotos. Para o London Design Festival, desenhou a “Paper Tower”, que é actualmente a torre de papel mais alta do mundo. A estrutura é feita com tubos de cartão e articulada por encaixes de metal, um sistema similar em design ao método utilizado pelo arquitecto na construção de uma ponte, uma garagem para barcos e vários pavilhões espalhados pelo mundo.



Sem comentários: