Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






domingo, 10 de outubro de 2010

RICARDO DOURADO


COLECÇÃO VERÃO 2011

DOWNLOAD PRESS RELEASE >



EM CONVERSA COM RICARDO DOURADO

Daily ModaLisboa - É frequentador assíduo do comércio local?

Ricardo Dourado - Sim sou, pela disponibilidade que me prestam e pela proximidade de minha casa.

- Se trabalhasse num mercado, o que gostaria de vender?
Gostava de ter uma banca de queijos e frutos secos.

- O excesso, a reciclagem, a sustentabilidade são questões que o acompanham no dia-a-dia? E no processo de desenvolvimento de uma colecção?
São questão que me preocupam verdadeiramente e por principio tento sempre reciclar materiais, tanto reaproveitando materiais antigos como reciclando peças ou tecidos. Neste processo de reciclagem estimula-me bastante poder alterar o aspecto de um material, conferindo-lhe outra identidade e outras funções completamente diferentes. Por outro lado, a sustentabilidade do meu atelier passa pela boa organização dos recursos, como tal este processo de reciclagem de materiais torna-se fundamental.

- Qual a sua definição de beleza?
Esta questão lembra-me a mesma sobre a Arte, à qual não me sinto capaz de responder, prefiro sentir se gosto ou não e deixar-me levar pela intuição.

- Como descreve a sua colecção para o Verão 2011?
Para o Verão 11, apresento uma colecção fortemente inspirada nos rebeldes Tuaregue. A partir dos seus trajes e seus costumes transporto-os para a minha colecção sem esquecer o ambiente urbano e cosmopolita, bem como a Mulher Ricardo Dourado tão característica nas suas criações. Para tal, levo os rebeldes até Nova Iorque, provocando uma mixagem de culturas e estruturas de forma a conseguir um look onde a minha assinatura se faz notar. Ao tema aliam-se referências como o filme "Gerry" de Gus Van Sant pela sua fotografia, o vídeo "Born free" de Romain Garvas para M.I.A. ou mesmo algumas imagens de guerra a que este povo está tão associado. Os materiais baseiam-se em duas bases transversais à colecção, 100% linho e 100% seda. As cores também muito características, apresentam-se numa paleta de tons neutros como os falsos brancos, areias e mesclas claros, terminando no azul identificativo do tagelmust.



DESFILE

1 comentário:

ana feliz disse...

é com esta mostra que defino o conceito de beleza.

para além de física, a composição sensorial - por tons, cores, estrutura, volumes, peso - comporta uma imagem total correspondente ao tema.