Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O MINIMALISMO DE JOHN PAWSON

"The father of modern architectural minimalism" - New York Times

A partir do próximo dia 22 de Setembro, o Design Museum, em Londres, apresenta “Plain Space”, a maior exposição de trabalhos do arquitecto inglês John Pawson, um dos nomes mais célebres da corrente minimalista da arquitectura e do design de produto.

A actual corrente minimalista da arquitectura retoma em parte as ideias dos arquitectos modernistas que, a partir da primeira metade do século XX, criaram movimentos como a Bauhaus. Eles apelavam ao fim dos ornamentos – que até então sinalizavam a elegância das construções e o poder aquisitivo dos seus proprietários – e a supremacia da função sobre a forma. "Menos é mais", decretou Mies van der Rohe. Os minimalistas de hoje, como John Pawson, combatem os “excessos” dos movimentos pós-modernismo e high-tech, propondo um regresso à simplicidade. As fachadas e os ambientes são reduzidos aos seus elementos básicos. São suprimidos ornamentos, móveis volumosos e objectos supérfluos. Valorizam-se os espaços abertos para criar impacto com a incidência da luz sobre eles. John Pawson é especialmente conhecido pelos seus interiores austeros mas luxuosos, assim como pelos seus clientes famosos e o seu livro “Minimum”.

“Plain Space” celebra a carreira de John Pawson com maquetas, filmes, fotografias e elementos arquitectónicos e inclui alguns dos seus mais importantes projectos, como o Mosteiro de Nossa Senhora de Nový Dvůr, na República Checa, e a loja da Calvin Klein na Madison Avenue, em Nova Iorque. No centro da exposição está uma grandiosa instalação à escala real desenhada por Pawson, que proporcionará aos visitantes uma total imersão na sua obra.

O site Plain Space http://www.plainspace.co.uk/ foi projectado para acompanhar a exposição, que ficará em exibição até Janeiro de 2011.

Sem comentários: