quinta-feira, 30 de setembro de 2010

MODALISBOA IN THE MARKET – DESIGNERS FIRST LOOK – WHITE TENT

WHITE TENT
10 OUTUBRO – 19H00




A White Tent propõe para a PV11 uma colecção composta por peças exteriores fluidas, malhas “oversized”, calções e calças curtas cujo resultado é marcado por uma silhueta casual e despojada, acentuada por pormenores discretos como bolsos expostos, painéis entrelaçados e múltiplas camadas.

Os materiais eleitos conferem um drapeado orgânico às estruturas. Como sempre, a White Tent dá ênfase aos materiais: lã de verão lavada, algodão-inox quebrado, fios de algodão encerado para as malhas tricotadas e malhas japonesas reversíveis dão à colecção uma sensação táctil.

Acessórios em couro complementam o estilo despojado da colecção.

Cromaticamente a colecção é muito suave: azul-pérola, castanho, azul, cinza e branco com apontamentos de vermelho e preto.

MODALISBOA IN THE MARKET – DESIGNERS FIRST LOOK – NUNO BALTAZAR

NUNO BALTAZAR
10 OUTUBRO – 21H00




“DIDO & AENEAS”

Continuando a série inspirada em viagens, a colecção “Dido & Aeneas” transporta-nos para a ópera de Purcell e seus protagonistas. Entre cadeias montanhosas e elevações vulcânicas áridas e rochosas, desenvolvem-se intrigas, figuras mitológicas e amores impossíveis banhados pelo azul mediterrânico.

Numa versão contemporânea, os looks propõem imagens metafóricas e urbanas em que a coordenação de cores ganha especial destaque.

Silhuetas femininas e helénicas coabitam com peças de carácter masculino, oversized, tecidos fluidos com comportamentos nervosos em lisos e efeitos texturados. Decotes irregulares, golas e encaixes geométricos que contrastam com torcidos e drapeados, cortes em viés, pregas soltas e assimetrias coordenadas com peças estruturadas.

Toques naturais em efeito mate brilhante, estruturas aéreas ou compactas. Telas de algodão, linho e seda em misturas com viscose e cupro com acabamentos easy-care. Exteriores compactos e secos com fibras metálicas. Crepes e cetins de seda em lisos ou estampados naturais e apontamentos de pailletes bordadas.

A paleta de cores mediterrânicas divide-se em dois grandes grupos, o primeiro de neutros rochosos, pedra, areia, canela, sépia, sanguínea, carvão e branco mármore e o segundo de cores contrastantes com bordeaux, vermelho lava, coral, melancia, ocre e tonalidades marítimas de azuis cobalto e verdes botânicos.

Os acessórios reforçam a imagem mitológica com misturas de diferentes texturas animais. Botins, sandálias, cintos e malas em camurça, peles texturadas, verniz e pailletes para toques de brilho.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

MODALISBOA IN THE MARKET – DESIGNERS FIRST LOOK – DINO ALVES

DINO ALVES
9 OUTUBRO - 21H30




ID – QUAL A TUA IDENTIDADE?

Esta colecção fala de questões de identidade, principalmente a que exercemos virtualmente; sobre como lidamos com ela, como nos damos a ver e como somos vistos pelos outros.

Sobre as várias identidades que podemos adoptar, consoante os nossos interesses e a quantidade de perfis que criamos. E sobre o anonimato nas relações estabelecidas por via dos computadores.

O facto de conhecermos e nos darmos a conhecer, durante um tempo que poderá ser infinito, sem a dimensão física. De conhecermos, muitas das vezes, apenas um corpo sem rosto.

Da identidade representada por um pictograma, no caso dos “chats” ou redes sociais. Da nossa identidade deformada conforme queiramos ou representada por um logótipo.

A colecção explora, acima de tudo, a forma e a combinação de cores. Com grande depuração, como se cada silhueta tivesse o carácter e o aspecto visual de um logótipo.

DETALHES
Formas geométricas muito depuradas, evasés, efeito layer, sobreposições de painéis com diferentes níveis. Volumes bidimensionais, criados por formas geométricas, habitualmente aplicados na frente das peças mas que podem passar para a retaguarda; efeito abaulado muito subtil; bolsos que alteram a forma das peças.

SILHUETA
Justa e larga na mesma peça, cingida e/ou deformada através de formas geométricas puras. Minimal e com contornos muito definidos. Assimétrica. Exageradamente geométrica. Volumosa, bidimensional.

CORES
Cores de pele, salmão, coral, verdes, azuis, preto, branco, turquesa, verde-pálido, amarelo-pálido, vermelho, laranja. Cores pálidas com cores fortes.

MATERIAIS
Algodão, cetim, seda, linho, jerseys de algodão com seda, algodão com viscose, marrocains, fio de algodão encerado.

ACESSÓRIOS
Clutches, cintos, colares.

MODALISBOA IN THE MARKET - BE ONE IN A MILLION COM L´ORÉAL PARIS

Na ModaLisboa In the Market, os principais criadores nacionais vão apresentar as tendências para a Primavera/Verão 2011, espelhadas também nos beauty looks da L’Oréal Paris, realizados em bastidores. Aqui, Antónia Rosa será uma vez mais a make up artist que coordenará a equipa de maquilhadoras profissionais da sua escola.

A L´Oréal Paris estará na ModaLisboa In the Market com Volume Million Lashes Extra-Black, a nova máscara de pestanas que combina o black and gold, a simplicidade do preto com o luxo do dourado. Esta nova máscara envolve as pestanas, uma a uma, em toda a sua extensão, conferindo volume e um olhar intenso graças às múltiplas cerdas e à fórmula rica em pigmentos pretos. O resultado? Um olhar One in a Million.

Os bastidores serão a área de criação pura com esta nova máscara, de acordo com a inspiração da equipa de Antónia Rosa.

No espaço social, a make up station L’Oréal Paris irá receber, maquilhar, ensinar e aconselhar as visitantes, com truques e dicas de como ter um beauty look. Em permanência, uma maquilhadora profissional demonstrará como marcar a diferença no dia-a-dia com Volume Million Lashes Extra-Black. Uma vez por dia, a L’Oréal Paris realizará ainda um workshop Get-An-Everyday-Runway-Look. Uma maquilhadora profissional irá ensinar como adaptar ao dia-a-dia um look tendência desta estação, inspirando-se num visual de um criador desse dia.

Be ONE IN A MILLION - com L´Oréal Paris In the Market

A MODA VOA TAP

A TAP é uma das principais montras de Portugal no mundo e uma parceira da Moda Portuguesa. A TAP, uma das principais marcas nacionais, aliou-se à ModaLisboa - Lisboa Fashion Week com um importante apoio logístico e de prestígio para ambas.

A moda é um dos sectores em que o nosso país conquista cada vez maior respeito e reconhecimento nacional e internacional. Depois do contributo que a TAP deu à imagem e divulgação da Moda Portuguesa com os novos uniformes dos pilotos, assistentes e comissários de bordo e do pessoal de terra, desenhados pela dupla de criadores portugueses Alves / Gonçalves, associa-se agora à ModaLisboa - Lisboa Fashion Week, para projectar além fronteiras a imagem de um Portugal contemporâneo e moderno.

Nesta 35ª edição da ModaLisboa - Lisboa Fashion Week, a TAP transporta para Lisboa cerca de 50 jornalistas estrangeiros, provenientes de todo o mundo e representando algumas das mais prestigiadas publicações internacionais de moda, que viajam até Portugal nos aviões desta marca símbolo nacional.

A Moda voa TAP.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

MODALISBOA IN THE MARKET – DESIGNERS FIRST LOOK – KATTY XIOMARA

KATTY XIOMARA
9 OUTUBRO – 20H30




“CUBIC LANDSCAPE”

A natureza apodera-se da cidade, a floresta engole cada construção, um elemento verdejante apodera-se da gama cinzenta, o urbanismo é mais divertido e exultante. As linhas simétricas, geométricas e cúbicas tornam-se mais orgânicas, imperfeitas e assimétricas.

O verde floresta aflora como uma linha, um traço que conduz manchas de um azul saturado e escurecido desvanecido numa explosão de azul sapphire que emerge insolente entre os neutros dissimulados de branco, rematados por um ofuscante vermelho hibiscus.

Leves assimetrias misturam as cores e os padrões geométricos e florais, texturas orgânicas, em tecidos ligeiros mas estruturados, como pequenas construções vivas.

MODALISBOA IN THE MARKET – DESIGNERS FIRST LOOK – VÍTOR | LAB

VÍTOR LAB
10 OUTUBRO – 15H00




SÃO PAULO

Com o desenvolvimento repentino e desregrado da cidade e as diferentes influências trazidas pela imigração São Paulo foi mudando. A construção e a imposição da arquitectura sobre a arquitectura e a sobreposição do logótipo.

Em 2007, Gilberto Kassab, então prefeito da cidade de São Paulo, introduziu a lei cidade limpa com o objectivo de eliminar a publicidade ilegal e de limpar a poluição visual na cidade, mudando radicalmente a sua imagem.

Esta relação de construção e reconstrução, de imposição e da aplicação da marca e da imagem é interpretada na colecção, assim como o processo desregrado do desenvolvimento da cidade.

Criar, sobre desenhar e sobre montar até a formação de uma imagem que é abruptamente limpa para formar a colecção final.

CORES
Preto e branco em contraste gráfico, cereja, pele, cinzas.

MATERIAIS
Algodões em piquet, cetim e jersey. Lycras e peles. Metais e sapatilhas.

SILHUETA
Fluida com contrastes estruturados em pequena escala.

MODALISBOA IN THE MARKET: AS MARCAS

ModaLisboa In The Market, em circulação no Mercado da Ribeira de 7 a 10 de Outubro, orgulha-se de apresentar as colecções para a Primavera/Verão 2011 dos principais criadores nacionais. Será uma mostra de sedução e talento reunidos em 24 desfiles, com 18 designers e duas marcas na passerelle principal: Cia Marítima e adidas.

A brasileira Cia. Marítima, no mercado desde 1990, apresenta uma colecção de aniversário que celebra 20 anos de experiência e vitalidade no mercado de beachwear. O ênfase para o estio de 2011 será uma inspiração boho vintage, beach chic e hippie glamour trazida de Marraquexe. “Missangas, bordados, jóias, sedas, numa explosão de cores” que ajudam a redefinir o compromisso da Cia. Marítima na valorização da beleza das mulheres.

A adidas apresenta no Mercado da Ribeira uma incursão tripartida pelo universo da moda streetwear para 2011, com três linhas de criatividade que resumem a aventura da marca no próximo ano: a linha Originals Denim, que consiste em dois estilos de jeans para homem e mulher como extensão da colecção Originals Blue. A linha/conceito de calçado MEGA, com nova reinterpretação da tecnologia adidas para o segmento do lifestyle e a colecção ST, inspirada na cultura de skateboarding e virada para um consumidor mais jovem, mais atrevido - e sem limites.

Preparado para deixar a sua marca?

ModaLisboa In The Market: Ao natural!

MODALISBOA IN THE MARKET
VERÃO 2011
MERCADO DA RIBEIRA
7.8.9.10 OUTUBRO


ModaLisboa IN THE MARKET presented by SEAT
Apresentação oficial das Colecções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MODALISBOA IN THE MARKET – DESIGNERS FIRST LOOK - LUÍS BUCHINHO

LUÍS BUCHINHO
8 OUTUBRO – 19H00




Uma paisagem africana, sob a luz do crepúsculo. O ambiente rude e agreste deste tema é transportado para uma colecção dinâmica e urbana, através de um jogo de linhas gráficas que desenham o corpo de um modo natural e orgânico.

FORMAS
Assimetrias presentes tanto na forma como em contrastes cromáticos e texturas visuais. Os comprimentos oscilam entre o curto e o 7/8, por vezes sobrepostos. Silhuetas de corte estreito originam looks mais masculinos, a par com volumes pareo revisitados.

DETALHES
Vivos em contraste, aplicações em pele, misturas multi-materiais, drapeados e pregas localizados, placas cortadas em viés.

MATERIAIS
A utilização de matérias-primas orgânicas reafirmam o lado mais natural da colecção. Cabedal, pele vegetal, algodão lavrado, seda lavada, mousseline e voile dégradé em seda, gaze de linho, tweed de algodão.

CORES
Branco, preto, areia, tabaco, canela, ferrugem e terra.

MODALISBOA IN THE MARKET – DESIGNERS FIRST LOOK - NUNO GAMA


NUNO GAMA
9 OUTUBRO – 14H30



DESEJO A-MAR

Este Verão regresso à eterna paixão pelas aventuras marítimas, desta vez focalizadas nos pescadores da Nazaré. E na reconfirmação do fascínio, na minha recente viagem ao Médio Oriente, pelas Saruel, Kaftans e Djellabas.

Encantado pela estrutura única dos barcos e na forma como desafiam o mar, pelo poder policromático – gráfico, assim como pelas decorações de cariz religioso. Os gorros, a construção das camisas axadrezadas, as dimensões das calças e como não poderia deixar de ser as “fantasbulosas” sete saias.

É no reencontro destes extremos geográficos e de mais um desafio de um guarda roupa masculino, atento a novos códigos e em recentes lifestyles que proponho uma nova imagem extremamente viril, dinâmica e multicultural.

No ar sente-se um misterioso odor a memórias do Oriente, cruzadas com notas etnográficas, numa essência urbana contemporânea, onde o homem encontra a expressão máxima dos seus desejos mais recônditos e se “perde” à procura de si mesmo.

As stars da colecção são as calças em jogos de oposição de volumes, contrastadas com as restantes peças, mais pequenas e consequentemente mais próximas do corpo que se revelam em inebriantes malícias sensuais.

Conceito de conforto, prático, cosmopolita e reequilibrados por snobismos da velha etiqueta Europeia. Corrompidos por uma juventude irreverente, por um sentido de humor sarcástico ou pelo forte impacto visual de algumas peças.
Algodões puros ou em misturas de sintéticos de espírito sport. Interrompidos por algumas lãs, com carácter mais nocturno, pela sofisticação das sedas e por novos sintéticos de aspectos e toques “aborrachados”.

O Marinho e o Ciel em fusão com Beges, misturam-se com o eterno Branco & Preto, graficamente contrastados por Vermelho, Amarelo, Verde ou Azulão.

A nível pictórico esta colecção conta com a excelente contribuição do meu querido amigo Pedro Zamith.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MODALISBOA IN THE MARKET – DESIGNERS FIRST LOOK – RICARDO PRETO


RICARDO PRETO
7 OUTUBRO – 20H00



BIRD GIRL

Nesta estação, a procura duma nova silhueta feminina, retrato duma mulher segura e sexy, joga com diferentes alturas e comprimentos, com cinturas descaídas contrabalançadas com cinturas muito subidas, casacos curtos contrastados com casacos longos, criando uma silhueta esguia e fluida, onde as formas clássicas são desconstruídas por apontamentos inesperados.

A figura de Paul Poiret, os seus ideais e o universo feminino que preconizou foram uma das fortes influências desta colecção. Paul Poiret amava a vida, a arte e as mulheres e tinha uma fome insaciável de beleza. Poiret libertou a moda feminina e as mulheres tinham-lhe devoção por isso. Outra grande influência foi Dagobert Peche, com o seu ecletismo estético, de formas ondulantes e cheias de movimento. A forma como Dagobert Peche intersectava figuras geométricas e as suas paletas cromáticas influenciaram a construção das peças, assim como muitos dos detalhes desta colecção.

Os tecidos utilizados são a seda, a popeline, os texturados, o algodão e o jersey.

As cores são predominantemente neutras – cinzas, beges, azuis, castanhos, pretos – e alguns tons complementares, contrastantes, como o azul-pardo e o salmão.

MODALISBOA IN THE MARKET – DESIGNERS FIRST LOOK – PEDRO PEDRO

PEDRO PEDRO
10 OUTUBRO – 17H00




WALLPAPER


A pesquisa leva-nos a lugares estranhos. No princípio eram as flores e das flores chegou-se a Morris. Morris de William Morris, um dos pré-rafaelitas, poeta e pintor de papeis de parede, de livros e de tecidos.

A pesquisa leva-nos a lugares estranhos. Por exemplo: ao regresso à natureza mediado pela manufactura; ao belo como princípio do design acessível; à estampagem e à impressão elevadas à condição de arte. Desse encontro improvável nasceria, pois, a colecção WALLPAPER.

Flores estilizadas e agigantadas (Morris cruza-se agora com Warrol), motivos aguarelados, cores claras e tons pastel.
Peças versáteis, conjugáveis, onde prevalece o tamanho mini e os tecidos naturais, das sedas lavadas ao cetim duchesse sem esquecer os coordenados em pele. Opção deliberada pelos tricôs de algodão, franzidos, linhas tubulares ou trapézio e estampados personalizados.

Formas orgânicas e soltas casam com a contenção minimal pós-moderna, abandonado o romantismo retro que dá lugar a um look fusion próximo do guarda-roupa.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MODALISBOA IN THE MARKET - DESIGNERS FIRST LOOK - AFORESTDESIGN

AFORESTDESIGN
10 OUTUBRO - 16H30




TO MEASURE TOGETHER

"to measure together" é o significado grego que está na origem da palavra simetria. A simetria dá-nos uma sensação pouco precisa de harmonia , equilíbrio, reflectindo uma ideia de beleza e perfeição.

Nesta colecção aforestdesign foi desenvolvida uma exploração da forma e estética do vestuário através de reflexos estereográficos, experimentando diferentes eixos e ângulos de projecção na silhueta feminina e masculina. Criam-se novas harmonias, novos conceitos visuais nas roupas que vestem o corpo.

Malhas diversas e tecidos de algodão em tons neutros misturados com cores luminosas e padrões de riscas dão corpo ao conceito da colecção reforçando-o visual e estruturalmente.

MODALISBOA IN THE MARKET - DESIGNERS FIRST LOOK - ALEXANDRA MOURA

ALEXANDRA MOURA
8 OUTUBRO - 21H00




MICROLHAR

As novas tecnologias fazem-nos vislumbrar os materiais de outras perspectivas. A observação ao microscópio óptico de artefactos metálicos com milhares de anos revela-nos imagens de microestruturas com corrosão deslumbrantes, transportando a nossa imaginação para pequenos (grandes!) mundos que parecem existir nestas superfícies de tamanho microscópico. A contemplação destas microestruturas de metais pré-históricos faz-nos transportar para mundos passados, vidas esquecidas, saberes antigos...

Outros planetas, outros seres... Seres que habitam o nosso subconsciente e que vão ganhando vida... E assim, subitamente, como que por acção de uma máquina do tempo, nos transportam até aos anos 60 do séc. XX através dos seus padrões e silhuetas, e daí talvez nos façam saltar directamente para um futuro também ele bastante longínquo.

A criação de novas texturas e novas imagens pelas tecnologias actuais, fazem o mote desta colecção.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

WHITE TENT NA TRANOI WOMAN

A dupla White Tent continua a apostar na expansão e projecção internacional da sua marca. Entre os próximos dias 1 e 4 de Outubro, Evgenia Tabakova e Pedro Noronha-Feio apresentam a sua colecção para o Verão 2011 na Tranoi Woman, em Paris, ao lado de grandes nomes da moda internacional. Segue-se a sua estreia na passerelle principal da ModaLisboa, dia 10 de Outubro, domingo, às 19h00.

A Tranoi decorre durante as Semanas de Moda de Paris, quatro vezes por ano, em localizações prestigiadas da cidade luz, reunindo negócio e criatividade. Mais do que um evento comercial, é uma plataforma artística onde os melhores designers de todo o mundo se reúnem com os mais influentes embaixadores da moda. Além de desfiles, a Tranoi inclui também instalações artísticas, exposições e outros eventos.

www.white-tent.com

DARCEL NA LONDON FASHION WEEK

Conhece o Darcel? É um personagem simpático, que mora em Nova Iorque e retrata situações bastante engraçadas, criado pelo artista australiano Craig Redman. Membro do colectivo Rinzen, Redman oferece uma visão pop colorida da sua vida diária através deste personagem. A principal característica das histórias ilustradas de Darcel, publicadas no blog "Darcel Disappoints”, é que tudo parece correr mal.

O site Nowness fez uma parceria com "Darcel" e enviou-o como correspondente para a London Fashion Week. O ilustrador fez caricaturas de diversas celebridades da semana de moda, como Vivianne Westwood, Jefferson Hack, Henry Holland e Agyness Deyn, etc. Vale a pena ver o vídeo.



A NOVA E-SHOP DE MARTIN MARGIELA


A partir do próximo dia 1 de Outubro, as criações de Martin Margiela para o Outono/Inverno 2010/2011 estarão ao alcance de todos. “Margiela em todos os lugares”, assim se apelida a nova iniciativa que completa um ano muito ambicioso para a casa francesa, a qual anunciou recentemente o lançamento da sua própria linha de eyewear.

Cada loja de Margiela é diferente. O objectivo é ser fiel à filosofia da marca que aposta na reciclagem e na transformação. A sua nova loja online não será excepção, representando fortemente os valores da casa.

Nesta nova aventura, Martin Margiela conta com o apoio do grupo Yoox que já colaborou anteriormente com a marca. Para celebrar a abertura da loja, a casa criou uma edição limitada do seu blusão em pele com 5 zippers, que estará apenas disponível online.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

MODALISBOA IN THE MARKET: OS DESFILES

ModaLisboa In The Market apresenta as colecções para a Primavera/Verão 2011 dos principais criadores nacionais. De 7 a 10 de Outubro, o evento será repartido por 24 desfiles, com 18 designers e duas marcas na passerelle principal, para além dos quatro desfiles mais experimentais da plataforma LAB, também integrados no eixo central do Mercado da Ribeira.

In The Market abre com Filipe Faísca, dia 7 de Outubro, e encerra com o regresso de Maria Gambina, depois de uma pausa de cinco edições. A ModaLisboa orgulha-se ainda de apresentar a estreia de White Tent na passerelle principal. A dupla Evgenia Tabakova e Pedro Noronha-Feio, habitués na ModaLisboa desde 2007, prometem surpreender num desfile agendado para o final da tarde de domingo. aforestdesign, Ricardo Andrez e Vítor serão assim os embaixadores LAB, acolhendo o estreante Daniel Dinis no sábado, dia 8 de Outubro.

Depois de Nuno Gama e Miguel Vieira terem representado Portugal na Poland Fashion Week, em 2010 e 2009, chegou a vez da ModaLisboa retribuir, com a presença confirmada do polaco Lukasz Jemiol, designer maior formado pela Academia de Belas Artes de Lodz. Jemiol é nova geração e vanguarda: o seu desfile, marcado para domingo, 10 de Outubro, prolonga o mistério da proposta para 2011 dedicada à silhueta feminina.

In The Market complementa o seu manifesto através da apresentação de duas marcas: a Cia. Marítima, com o chic vintage em celebração dos seus 20 anos de vida, e a Adidas, a referência internacional do streetwear, com uma proposta repartida em três novas linhas de inovação para a Primavera/Verão 2011.

ModaLisboa In The Market: Ao natural!


ModaLisboa IN THE MARKET presented by SEAT
Apresentação oficial das Colecções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

KATE MOSS 3D

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O MINIMALISMO DE JOHN PAWSON

"The father of modern architectural minimalism" - New York Times

A partir do próximo dia 22 de Setembro, o Design Museum, em Londres, apresenta “Plain Space”, a maior exposição de trabalhos do arquitecto inglês John Pawson, um dos nomes mais célebres da corrente minimalista da arquitectura e do design de produto.

A actual corrente minimalista da arquitectura retoma em parte as ideias dos arquitectos modernistas que, a partir da primeira metade do século XX, criaram movimentos como a Bauhaus. Eles apelavam ao fim dos ornamentos – que até então sinalizavam a elegância das construções e o poder aquisitivo dos seus proprietários – e a supremacia da função sobre a forma. "Menos é mais", decretou Mies van der Rohe. Os minimalistas de hoje, como John Pawson, combatem os “excessos” dos movimentos pós-modernismo e high-tech, propondo um regresso à simplicidade. As fachadas e os ambientes são reduzidos aos seus elementos básicos. São suprimidos ornamentos, móveis volumosos e objectos supérfluos. Valorizam-se os espaços abertos para criar impacto com a incidência da luz sobre eles. John Pawson é especialmente conhecido pelos seus interiores austeros mas luxuosos, assim como pelos seus clientes famosos e o seu livro “Minimum”.

“Plain Space” celebra a carreira de John Pawson com maquetas, filmes, fotografias e elementos arquitectónicos e inclui alguns dos seus mais importantes projectos, como o Mosteiro de Nossa Senhora de Nový Dvůr, na República Checa, e a loja da Calvin Klein na Madison Avenue, em Nova Iorque. No centro da exposição está uma grandiosa instalação à escala real desenhada por Pawson, que proporcionará aos visitantes uma total imersão na sua obra.

O site Plain Space http://www.plainspace.co.uk/ foi projectado para acompanhar a exposição, que ficará em exibição até Janeiro de 2011.

THIERRY MUGLER: GALAXY GLAMOUR

“Thierry Mugler: Galaxy Glamour” mostra a feminilidade sedutora criada pelo lendário designer Thierry Mugler, célebre pelas suas silhuetas arquitectónicas, estética futurista e uso de materiais tecnológicos. As suas sugestões vanguardistas deixaram um registo profundo na história da moda, desde o desenvolvimento da sua marca durante a década de 1970, a Alta Costura de vanguarda dos anos 80 e 90, ou as últimas criações para os shows da Beyoncé e do Cirque de Soleil. O livro inclui ilustrações criadas pelo próprio designer e imagens de fotógrafos como Helmut Newton, Guy Bourdin ou Jean-Paul Goode.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

JOSÉ ANTÓNIO TENENTE LANÇA COLECÇÃO “BLACK EDITION”

No passado dia 7 de Setembro, José António Tenente apresentou a colecção de eyewear “Black Edition”, num evento dinamizado pela Proóptica e o Oculista das Avenidas, que reforçam, assim, a sua aposta na Moda Portuguesa, criando e desenvolvendo produtos de qualidade que enaltecem o nome de Portugal.

Inspirada pelas imagens fortes de nomes de referência das artes e letras, como Martin Scorcese, Woody Allen, Andy Warhol, Truman Capote ou Marguerite Duras, a primeira colecção José António Tenente “Black edition” é dedicada a armações e apresenta um espírito assumidamente retro, que se alia à modernidade urbana actual. Os modelos ostentam formas marcantes e afirmativas em acetato, e tal como o nome indica, estão disponíveis apenas em negro.

Com uma edição limitada, os quatro modelos de lançamento - JA 119, JA 120, JA 121 e JA 122 - possuem formas históricas e imortais e serão renovados a cada estação. José António Tenente apostou num estilo “retro fashion”, reciclando modelos e readaptando-os a uma realidade mais moderna.

CÉLEBRES E NOTÁVEIS

O Museu da Cidade de Nova Iorque presta homenagem a mulheres como Jackie Kennedy, Helena Rubenstein ou Isadora Duncan. A exposição “Notorious & Notable: 20th Century Women of Style” dá a conhecer peças de Alta Costura e Alta Joalharia, criações de Dior ou Balenciaga, que fazem parte da biografia destas mulheres que foram ícones da moda em Manhattan durante o século XX.

Paralela à Semana de Moda de Nova Iorque, a exposição permite que os residentes e visitantes da cidade entrem nos armários de 80 celebridades, para descobrir os segredos dos seus guarda-roupas e acessórios. Entre as peças expostas, encontram-se jóias e vestidos usados pela ex-primeira dama dos Estados Unidos, Jacqueline Kennedy Onassis, ou pela apresentadora Barbara Walters.

A exposição pretende mostrar as diferentes facetas de cada celebridade. Tal como afirma Judith Price, presidente do Instituto de Joalharia de Nova Iorque, “Mais do que joalharia, é a mulher”.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

LOUIS VUITTON E EDUN CELEBRAM A ÁFRICA MODERNA

Na sequência do lançamento do último anúncio da sua campanha de publicidade “Core Values”, a Louis Vuitton volta a associar-se à Edun para promover um conjunto de iniciativas de celebração de África.

Entre 5 e 17 de Outubro, na Rue du Pont-Neuf, em frente à sede da Louis Vuitton em Paris, será organizada uma exposição pública temporária intitulada “Africa Rising”, que visa celebrar o dinamismo e a criatividade de África. Esta exposição interactiva combina imagens tradicionais e contemporâneas, ilustrando a beleza deste vasto continente e o talento do seu povo.

Em exibição estará a colecção de Jean Pigozzi, a mais vasta e mais reconhecida compilação de arte contemporânea africana, cuja notoriedade se reflectirá numa instalação do trabalho de jovens artistas contemporâneos africanos da Fundação Zinsou, em Benim. Um espaço de biblioteca permitirá aos visitantes a descoberta da “África criativa” através de livros e de literatura do continente.

O trabalho de parceria da Edun na África Oriental será documentado através de fotografias dos nova-iorquinos Kevin Ito e Peter Sutherland, respectivamente fotógrafo e realizador, juntamente com uma antevisão da colecção Primavera/Verão da Edun desenhada pela nova directora criativa Sharon Wauchob. Os visitantes terão ainda a oportunidade de descobrir as histórias de bastidores da colaboração entre a Louis Vuitton e a Edun na nova campanha "Core Values".

Em baixo, o making of da campanha.

VALENTINO LOW COST

Depois do anúncio da colaboração da casa francesa Lanvin com a cadeia de moda sueca H&M, chega a notícia de outra parceria entre uma grande casa de moda e uma marca low cost. A equipa criativa da casa italiana Valentino, formada por Maria Grazia Chiui e Pier Paolo Piccioli, vai criar uma colecção cápsula exclusiva para a GAP.

A colecção incluirá peças de luxo, assim como básicos de senhora, e o seu lançamento, em Novembro próximo, coincidirá com a inauguração da nova flagship store da GAP em Milão. A linha estará também disponível na loja GAP de Londres, assim como na Dover Street Market, em Londres, e na Colette, em Paris.

Esta não é a primeira colaboração da GAP com uma grande casa de moda. Em 2009, a marca apresentou uma colecção de senhora desenhada por Pierre Hardy e outra infantil com assinatura de Stella McCartney.


Na foto: Maria Grazia Chiui e Pier Paolo Piccioli

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

MODALISBOA IN THE MARKET

Depois da Praça do Comércio, a moda volta à “praça”. Em Outubro, a ModaLisboa instala-se no Mercado da Ribeira ao Cais do Sodré, para aí apresentar a biodiversidade de colecções Primavera/Verão 2011 dos nossos principais criadores.

Dias 7, 8, 9 e 10 de Outubro, o Mercado da Ribeira será o mais atractivo entreposto comercial da cidade de Lisboa. Mais do que isso, um local de troca de ideias e de intercâmbio cultural. In The Market será um evento espontâneo, fresco, natural, spicy e sustentável – e tão absolutamente imprevisível como o próprio tempo em si.

O paradigma mudou, o tecido social evoluiu e a ModaLisboa antecipa, estabelecendo as coordenadas e tendências da época e da próxima estação. Com o materialismo, a abundância e a ostentação atirados para segundo plano, o luxo agora é a recriação dos bens essenciais, a aplicação de uma nova frugalidade fashion e a reformulação dos nossos hábitos de consumo: mais conteúdo, maior orgulho e melhor silhueta.

ModaLisboa: In The Market desce ao terreiro com a consciência ambiental da sua influência no indíviduo e da sua força sobre a comunidade. Mas é a reciprocidade que nos inspira: a ModaLisboa está no Mercado da Ribeira como o Mercado da Ribeira estará na ModaLisboa. A partilha não é parte da ilha, é a ilha toda. E qualquer pegada ecológica tem de começar pelo primeiro passo.

ModaLisboa In The Market: Ao natural




MODALISBOA IN THE MARKET
VERÃO 2011
MERCADO DA RIBEIRA
7.8.9.10 OUTUBRO 2010

ModaLisboa IN THE MARKET presented by SEAT
Apresentação oficial das Colecções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

MODALISBOA IN THE MARKET // BEHIND-THE-SHOOT from HITMAG

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

OS BURGUESES CONTINUAM A SAGA DE JANE DOE

“Os Burgueses: uma ópera urbana” é um projecto dos jovens designers de moda Pedro Eleutério e Mia. Trata-se de uma marca de moda que, em analogia ao passado da burguesia, traz consigo uma aspiração de revolução no presente contíguo à moda, às artes, ao pensamento, à indústria e ao comércio. “Os Burgueses: uma ópera urbana” transpõe o espírito das óperas urbanas para a roupa, recriando, em cada estação, um acto de uma ópera fictícia. A colecção Outono/Inverno 10/11 será apresentada no próximo dia 14 de Setembro, terça-feira, no Spazio Dual, em Lisboa, pelas 19h00, e conta o segundo acto da ”Saga de Jane Doe”. Em simultâneo, será lançada a curta-metragem "Dr Henry & Mr Hyde", a história conceito por detrás da colecção.

"Continuamos a seguir a Saga de Jane Doe. A começar este segundo acto encontramos Dr. Henry e Jane a viver um amor em tempos de dúbias consequências. A constante busca de Dr. Henry pela fórmula perfeita que o irá separar em duas identidades - boa e má - cruza com as buscas de Jane em recuperar o seu passado perdido. Entre estas duas procuras Dr. Henry é dominado pela sua própria criação... Mr Hyde. Irá o Dr. Henry perder o amor de Jane para o obscuro alquimista Mr. Hyde? Na música da grafonola está a chave que os leva até aos seus desfechos... irá o amor sobreviver?"

Sessões de visionamento da curta-metragem:

19h00
19h30
20h00
20h30
21h00

Spazio Dual - Av. da República 41A - Lisboa.

Veja o trailer.

KATE MOSS – NOVA MUSA DE DAVID YURMAN

Kate Moss é a musa da nova colecção de joalharia Outono/Inverno 2010/11 da marca David Yurman. A modelo britânica volta a desnudar-se para uma campanha que aposta na reinterpretação das criações da empresa americana. No anúncio principal, fotografado por Peter Lindbergh, Kate Moss aparece deitada sobre a areia, usando unicamente um colar e uma bracelete de assinatura David Yurman.

Reconhecido internacionalmente como o principal designer de joalharia fina na América, David Yurman revolucionou a alta joalharia com um estilo sóbrio, genuíno e elegante, que conquistou celebridades em todo o mundo. David Yurman propõe peças de corte minimalista, mas com a sumptuosidade dos metais preciosos e a sofisticação de uma jóia. Peças inovadoras que rompem os paradigmas da alta joalharia e convertem a marca numa referência no mundo das jóias.




TUCKER PARA TARGET

Gaby Basora, designer da marca Tucker, apresenta uma colecção cápsula para a cadeia de moda americana Target, que estará à venda de 12 de Setembro a 17 de Outubro de 2010.

Gaby Basora é uma designer americana, que aposta na mistura de cores, estampados e texturas. O nome da sua marca, Tucker, surgiu num sonho e as suas inspirações são detalhes do quotidiano, como um desenho de uma criança ou lembranças de viagens. A designer começou por confeccionar camisas para ela própria e mais tarde lançou uma pequena colecção. Hoje, a marca Tucker inclui camisas em seda, vestidos, casacos, blusões em pele, saias e acessórios. Entre a sua lista de fãs encontram-se celebridades como Cameron Diaz, Liv Tyler e Drew Barrymore. Os armazéns Barneys de Nova Iorque são o principal distribuidor da marca.

Agora, a designer une-se à cadeia de lojas americana Target para lançar uma colecção cápsula. Inspirada na vida, nos grandes e pequenos momentos, Gaby Basora propõe estampados de estilo vintage que reportam aos anos de ouro de Sofia Loren e Francoise Hardy. Peças que ela define como “sumptuosas, românticas e alegres” e que se movem num estilo lady clássico e refinado e simultaneamente actual e moderno.

Enquanto a colecção para a Target não é lançada, veja o vídeo da colecção Outono/Inverno 2010/11 da Tucker.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ALEKSANDAR PROTIC NA MAISON DE LA CREATION

Em 2005, as principais entidades do sector têxtil e vestuário da zona euromediterrânica – França, Itália, Líbano, Marrocos e Tunísia – uniram-se para criar a Cité Euroméditerranéenne de la Mode, em Marselha, com o objectivo de assegurar a competitividade do sector num contexto económico adverso. Em 2007, Portugal e Espanha juntaram-se ao projecto e no passado mês de Maio a Cité Euromediterranéenne de la Mode lançou a Maison de la Creation, um programa inovador que visa apoiar sete jovens empresários de moda oriundos de Portugal, Espanha, França, Itália, Líbano, Marrocos e Tunísia, criando uma network de novos artistas do Mediterrâneo. Aleksandar Protic foi o designer convidado para representar Portugal neste inovador projecto.

Desde o passado mês de Junho e até Dezembro próximo, durante uma semana por mês, os sete designers eleitos reúnem-se em Paris ou Marselha para participarem em conferências e workshops dirigidos por um grupo de especialistas de diversas áreas do sector, como Jean-Jacques Picart, consultor de moda, Olivier Saillard, director do Galliera Museum, Jocelyne Imbert, designer e product manager de acessórios de luxo, e Françoise Montenay, presidente do Chanel SAS monitoring Council, tendo a possibilidade de abordar temas como o desenvolvimento de uma empresa ou a identidade de uma marca, entre outros. Durante as reuniões, os designers trabalham em conjunto e individualmente num amplo programa cultural, científico e técnico que visa complementar a sua formação e facilitar a sua projecção internacional.

A Maison de la Creation culminará em 2013, ano em que Marselha será Capital Europeia da Cultura, com a apresentação das colecções dos jovens designers / empresários que beneficiam deste programa.

FOTO:
Os sete designers da Maison de la Creation 2010

DIESEL STUPID BAG

A marca Diesel volta a desafiar os seus clientes, fãs e amigos a explorarem o seu lado estúpido e criativo. A partir das 19h de amanhã, 9 de Setembro, e até ao final do próximo dia 11, sábado, qualquer cliente Diesel terá disponível uma Stupid Bag inteiramente gratuita e todo o material necessário para dar largas à imaginação e criatividade e costumizar a sua mala, na Diesel Store Lisboa. Mas atenção, o stock é limitado somente àqueles que querem de facto viver a liberdade criativa.

O lançamento da Stupid Bag coincide com o Vogue Fashion’s Night Out. A Diesel Store Lisboa está incluída no circuito do evento, que decorre amanhã entre as 19h e as 24h, e convida os seus clientes, fãs e amigos a saborearem os cocktails com whiskey que a Jameson irá oferecer e dançarem ao som do DJ set de Henriq.

Para quê ter uma mala igual à de toda a gente? A Diesel lança o desafio: Be Stupid! Be Creative! Crie a sua própria Stupid Bag!


DIESEL STORE LISBOA
Praça Luís de Camões, 30
Tel: 21 342 19 80

http://www.diesel.com/

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

NOVA CAMPANHA CORE VALUES DA LOUIS VUITTON

Bono Vox, vocalista dos U2, e Ali Hewson são as estrelas da nova campanha publicitária da Louis Vuitton, fotografada por Annie Leibovitz, em África.

Ali Hewson e Bono Vox, activistas de longa data na luta contra a pobreza, e a Louis Vuitton estão estreitamente ligados desde 2009, ano em que a casa francesa adquiriu 49% das acções da marca ética de roupa Edun, fundada em 2005 por Ali e Bono para promover o comércio com África e demonstrar as possibilidades de negócio na zona por parte da comunidade de moda.

A campanha Core Values demonstra a força desta colaboração e reflecte a longa relação de ambas as empresas com África. Nas imagens, Ali usa roupa da Edun e uma mala desenhada pela Louis Vuitton mas fabricada por uma empresa do Quénia. Trata-se de uma Keepal 45 em pele castanha gravada com o Monograma Révélation e complementada com um charm com Monograma feito à mão pela Made, uma empresa de acessórios de moda de comércio justo que procura garantir emprego e promover o comércio ético em África. Quer o charm quer o interior da mala ostentam uma placa com o lema da campanha: “Cada viagem começa em Africa”. Por seu lado, Bono usa uma mala de viagem Keepal em tela monograma, além da mala da sua guitarra.

As receitas da venda da mala resultante da parceria Louis Vuitton/Edun, bem como os honorários de Ali e de Bono para a sessão fotográfica reverterão a favor da TechnoServe em África, para a Conservation Cotton Initiative e outros programas relacionados. Ali e Bono doarão também os seus honorários à Chernobyl Children International.

Antoine Arnault, director de comunicação da Louis Vuitton, afirma: “Temos muito orgulho da nossa associação com a Edun. Temos o prazer de acompanhar Ali e Bono na sua viagem, em celebrar a beleza de África”.

O novo anúncio da campanha Core Values surgirá nas edições de Outubro dos títulos internacionais.

MODE MUSEUM EXPÕE CRIAÇÕES DE STEPHEN JONES

A partir da próxima quarta-feira, dia 8 de Setembro, o Mode Museum, em Antuérpia, torna-se a nova casa de uma das maiores colecções de chapéus de Stephen Jones, que neste Outono celebra o 30º aniversário da sua marca. A retrospectiva “Stephen Jones & The Accent of Fashion” convida-nos a conhecer o mundo do designer britânico que nas últimas 3 décadas trabalhou para grandes nomes da moda internacional como Jean Paul Gaultier, Thierry Mugler, Comme des Garçons, Claude Montana, John Galliano, Christian Dior, Azzedine Alaïa,Walter Van Beirendonck, Marc Jacobs, entre muitos outros. Stephen Jones tem um papel único na moda pela incomparável liberdade que lhe é dada pelos designers, permitindo que os seus chapéus únicos influenciem a imagem de uma colecção. Esta exposição celebra também a colaboração de Stephen Jones com o génio do chocolate Dominique Persoone, assim como o seu trabalho nas áreas do cinema, música e fotografia, os seus primeiros anos na Londres dos Novos Românticos, a sua relação única com Anna Piaggi, o seu processo criativo e as suas fontes de inspiração.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

UFFIE + DIESEL

A marca Diesel reafirma a sua paixão pela música, colocando à venda, no próximo mês de Novembro, uma colecção de senhora de edição limitada desenhada em parceria com a artista electro-pop Uffie.

Aos 22 anos, Uffie é já um nome a considerar no mundo da música electrónica. Em 2006 abandonou os seus estudos na área da moda para dedicar-se à música. Nesse mesmo ano, assinou um contrato com a Ed Banger Records e desde então nunca mais parou. Teve uma presença memorável no álbum de estreia de Justice e em festivais como Pukkelpop, Coachella e Lollapalooza. Agora, na sequência do lançamento do seu primeiro álbum, intitulado “Sex Dreams and Denim Jeans” - lançado com uma capa em denim, com um botão de jeans a completar a assinatura Diesel, especialmente desenhada e produzida pela empresa italiana - e recordando o seu passado como estudante de moda, Uffie decide colaborar com a Diesel no desenvolvimento de uma colecção cápsula de 12 peças exclusivas, que combinam pele e denim com cortes intrigantes e mistura de materiais.

Biker jackets em pele, vestidos e macações espartilhados em denim com aplicações de pele, jeans skinny de cintura subida ou numa versão boy-friend com dobras em cetim, tops sensuais e malas em pele bicoloridas são algumas das peças que estarão disponíveis nas lojas Diesel e outros espaços seleccionados por todo o mundo a partir de Novembro.

Fique atenta!

HURTS – WONDERFUL LIFE

A dupla inglesa de electro-pop Hurts, formada por Theo Hutchcraft e Adam Anderson, apresenta o vídeo oficial de "Wonderful Life", o single que antecede o lançamento do seu primeiro álbum, "Happiness".

O vídeo, filmado em Ibiza, é bastante diferente do teledisco minimalista a preto e branco que a banda divulgou há cerca de um ano, e revela a estética cuidada, elegante e sedutora que o grupo tem vindo a explorar.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

LANVIN PARA H&M

A H&M volta a surpreender-nos com uma colaboração de luxo. A cadeia de moda sueca anunciou esta manhã que o designer que irá criar a colecção cápsula para este Outono / Inverno será Alber Elbaz, director criativo da Lanvin, uma marca cara, exclusiva, elegante, feminina e com enorme aceitação por parte do público. Margareta van den Bosch, assessora criativa da H&M, adiantou que “a Lanvin traz à H&M uma luxuosa tradição francesa, igualmente moderna e divertida. É uma colecção muito Lanvin para homem e senhora, em que se destaca a sua grande qualidade de corte e confecção, com especial ênfase na forma e nos pormenores. O lançamento em Novembro será um acontecimento cheio de surpresas.”

Apesar de Alber Elbaz ter afirmado no passado que nunca criaria uma colecção para o mercado de massas, o designer confessa agora que o que o desafiou a aceitar o convite da H&M foi a ideia desta ir ao encontro do luxo e não da Lanvin se tornar mais popular. “Tem sido uma experiência extraordinária, em que duas empresas de pólos opostos trabalham em conjunto porque partilham a mesma filosofia de levar alegria e beleza a homens e mulheres de todo o mundo”, afirmou o designer.

A colecção de senhora será desenhada por Alber Elbaz e a de homem por Lucas Ossendrijver, designer de menswear da Lanvin. “Lanvin for H&M” será revelada ao mundo a 2 de Novembro através de um filme especial divulgado em www.hm.com e estará à venda a 23 de Novembro em 200 lojas seleccionadas da H&M.

Desde que em 2001 se juntou à Lanvin como director artístico, Alber Elbaz transformou a marca parisiense, fundada em 1889 por Jeanne Lanvin, numa casa de moda poderosa e repleta de novas ideias e criatividade. Alber Elbaz foi pioneiro em algumas das maiores tendências da última década – fitas, laços, pérolas, cores sumptuosas e ornamentos de metal, entre muitas outras. Mestre no corte, Alber Elbaz detém um instinto natural para a roupa que deixa uma assinatura pessoal no seu trabalho e que permite que as peças Lanvin sejam imediatamente reconhecidas. Desde a introdução da nova linha masculina em 2006, Alber Elbaz também renovou o vestuário de homem, que se tornou tão elegante e especial quanto a colecção de senhora.

A SHADED VIEW ON FASHION FILM

Diane Pernet apresenta “ASOFF – A Shaded View on Fashion Film”, no Centre Pompidou, em Paris, entre 24 e 26 de Setembro.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MODALISBOA IN THE MARKET

FASHION'S NIGHT OUT LISBOA

No próximo dia 9 de Setembro, entre as 19 e as 24 horas, desfrute do prazer de ir às compras pela noite dentro. Pela primeira vez em Portugal, o Fashion's Night Out, impulsionado pela Vogue Portugal, convida lojistas e comerciantes de pontos estratégicos de Lisboa a abrirem as suas portas fora de horas, para promover a cidade e o seu comércio e oferecer ao público uma experiência de compras única.

A 9 de Setembro, a Avenida da Liberdade, a Rua Castilho e o Chiado funcionarão como pólos de atracção para profissionais da Moda, celebridades e público em geral, que são convidados para uma sessão de compras after hours. Entre as 19 e as 24 horas, espaços especializados nas áreas da beleza, do pronto-a-vestir e dos acessórios manter-se-ão abertos para uma noite que promete preços competitivos, muita animação e iniciativas de solidariedade.

Vários nomes conhecidos do panorama nacional juntaram-se para promover o evento. Eles já confirmaram a sua presença. E você vai ficar em casa?

MARTIN MARGIELA ‘20’

No próximo domingo, dia 5, chega ao fim a exposição que celebra os 20 anos da Maison Martin Margiela. Quem não teve a oportunidade de visitar a Somerset House, em Londres, pode apreciar a mostra que capta a estética e visão únicas do influente e enigmático designer belga no vídeo abaixo.

VOGUE ITÁLIA EM 3D

Fiel ao seu espírito inovador, a Vogue Itália é a primeira revista em todo o mundo a utilizar a tecnologia 3D para surpreender e cativar os leitores.

A edição de Setembro da emblemática revista de moda tem uma oferta especial: uns óculos 3D para que os leitores possam desfrutar da capa e de uma produção de moda de 22 páginas, ambas fotografadas por Steven Meisel e protagonizadas por uma das modelos do momento: Miranda Kerr.

Não perca!