Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 26 de junho de 2013

HOMENAGEM A JEAN-LOUIS SCHERRER


O mundo da moda perdeu mais um grande nome. O famoso criador francês de Alta Costura, Jean-Louis Scherrer, faleceu na sua casa em Paris, no passado dia 20 de junho.

Nascido a 19 de fevereiro de 1935, Jean-Louis Scherrer deu os seus primeiros passos como dançarino profissional, mas uma lesão prematura redirecionou o seu talento para a moda. Em 1956, recém-formado pela Chambre Syndicale de la Couture Parisienne, iniciou a sua carreira no atelier Christian Dior, onde aprendeu a técnica da Alta Costura com o inventor do “New Look”. Após a morte de Christian Dior, em 1957, trabalhou sob a direção criativa de Yves Saint Laurent. Em 1962, decidiu lançar-se a solo e criou a sua casa homónima no nº 182 da Rue du Faubourg Saint-Honoré. Apresentou a primeira coleção de vestidos de cocktail em 1963.

O ano de 1971 marcou um ponto de viragem na carreira de Jean-Louis Scherrer: o seu trabalho foi classificado como Alta Costura e o criador realizou o sonho de abrir um novo espaço na 51 Avenue Montaigne. A estampagem de leopardo, os vestidos floridos, a saia lápis, os ombros marcados definiam o seu estilo gráfico, que conquistou imediatamente as grandes divas da década de 1970, como Sophia Loren, Claudia Cardinale, Raquel Welch e Jackie Kennedy.

Doze anos após receber o prestigiado Dedal de Ouro, Jean-Louis Scherrer vendeu a sua empresa, em 1992. Erik Mortensen e posteriormente Stéphane Rolland assumiram a direção artística da casa até 2008, ano em que esta encerrou definitivamente, perante o olhar desolado do seu criador.

No passado dia 20, aos 78 anos e depois de toda uma vida dedicada à beleza feminina, Jean-Louis Scherrer despediu-se da sua querida Cidade Luz.


FOTOS:

1 - Jean-Louis Scherrer com o Dedal de Ouro que recebeu pela sua coleção outono/inverno 1980-1981
© Corbis

2 - Jean-Louis Scherrer no seu desfile primavera/verão 1988 em Paris
© Bertrand Rindoff Petroff / Getty Images

3 – Apresentação da coleção Jean-Louis Scherrer Alta Costura outono/inverno 1981-1982
© Bertrand Rindoff Petroff / Getty Images




Sem comentários: