terça-feira, 18 de junho de 2013

O MUNDO ENCANTADO DE TIM WALKER


Depois da grandiosa mostra na Somerset House, em Londres, no início de 2013, as imagens lúdicas de Tim Walker são agora tema de uma nova exposição no Bowes Museum, em Barnard Castle, Inglaterra. Intitulada “Tim Walker: Dreamscapes”, esta mostra explora o trabalho desenvolvido pelo fotógrafo britânico para além das páginas das revistas Vogue e Vanity Fair, mostrando as influências do Surrealismo e do Neo-Romantismo na sua estética marcadamente inglesa.

Cor, luz, humor, fantasia. As imagens de Tim Walker são inconfundíveis e parecem saídas de contos de fada. O fotógrafo britânico não capta somente o real, mas vai mais além, contando histórias fantásticas através das suas fotografias únicas. A produção destas imagens é grandiosa, os orçamentos dos ensaios elevadíssimos e a lista de exigências pode incluir desde cavalos lilás e elefantes azuis, até dezenas de ovos pintados a dourado, entre outras extravagâncias que no final fazem sempre sentido e encantam.

Tim Walker tem o poder de transformar figuras inanimadas em humanas e vice-versa. Quando vemos camas a flutuar, bonecas gigantes, gatos coloridos, mulheres borboletas, modelos em discos voadores, não há dúvida: são fotografias de Tim Walker.

“Tim Walker: Dreamscapes” está patente ao público até 1 de setembro de 2013.



Sem comentários: