segunda-feira, 23 de maio de 2016

FEIRA DE ARTE ARCO CHEGA A LISBOA




Entre os dias 26 e 29 de maio, a Cordoaria Nacional, em Lisboa, vai acolher a primeira edição internacional da feira de arte contemporânea de Madrid, ARCO. Organizada pela IFEMA, com o apoio do Ministério da Cultura de Portugal, Câmara Municipal de Lisboa e Turismo de Portugal, a ARCOlisboa vai reunir 45 galerias de oito países, 18 das quais portuguesas, dando ao público a oportunidade de apreciar o que de melhor se faz no mundo da arte nacional e internacional.

Durante quatro dias, Lisboa vai transformar-se na capital mundial da arte contemporânea. Ana Jotta, Dan Graham, Felipe Arturo, Francisco Tropa, Ignasi Aballí, Joana Vasconcelos, João Maria Gusmão + Pedro Paiva, Joaquin Torres García, Juan Luis Moraza, Julian Opie, Julião Sarmento, Lawrence Weiner, Maria Loboda, Mario Merz, Pedro Cabrita Reis e Robert Barry são apenas alguns dos artistas representados na feira.

O programa da ARCOlisboa inclui também fóruns de discussão sobre a Arte Portuguesa num contexto internacional, que terão lugar no Torreão Nascente – EGEAC, da Cordoaria Nacional. As conversações serão articuladas em torno do cenário institucional e do colecionismo privado. Instituições como o Museu Serralves, o Museu Calouste Gulbenkian, o Museu Coleção Berardo e o Kunsthalle Lissabon convidarão outros espaços internacionais a dialogar sobre as suas propostas. Colecionadores como Miguel Leal Rios e Armando Cabral falarão sobre o colecionismo privado de arte contemporânea em Portugal com colecionadores, curadores e críticos de arte de todo o mundo.

Existe ainda uma programação paralela aberta ao público que inclui a visita a ateliers e exposições de artistas portugueses em diversos espaços da cidade: Rui Chafes, na Museu Coleção Berardo; Pedro Calapez, na Fundação Carmona e Costa; Francisco Tropa, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, no Chiado 8 - Espaço Fidelidade Arte Contemporânea; Eduardo Batarda visto por Julião Sarmento, no Pavilhão Branco. O público terá ainda a possibilidade de visitar o ferry “Trafaria Praia” de Joana Vasconcelos.

Para mais informações consulte: www.arcolisboa.com

Sem comentários: