terça-feira, 31 de maio de 2016

NOVO LIVRO “FASHION GAME CHANGERS”




O novo livro “Fashion Game Changers: Reinventing the 20th Century Silhouette”, recentemente publicado pela editora Bloomsbury, traça as inovações no design de moda ocidental, desde o início do século XX até à atualidade.

Com mais de 200 imagens e textos de influentes historiadores e curadores de moda de todo o mundo, esta obra profusamente ilustrada mostra algumas das silhuetas mais revolucionárias e criações de moda mais inovadoras do último século. O 4º capítulo, intitulado “Kindred Spirits: The Radical Poetry of Japanese and Belgian Designers” foi escrito pela investigadora e curadora de moda portuguesa, Anabela Becho, e salienta a influência criativa de designers vanguardistas como Rei Kawakubo e Martin Margiela.

No início do século XX, criadores de moda como Madeleine Vionnet e Cristóbal Balenciaga começaram a libertar o corpo feminino das opressivas silhuetas ampulheta que então dominavam a moda europeia e americana. À medida que o século avançou, novas gerações de designers de vanguarda, como Rei Kawakubo e Martin Margiela, desenvolveram as ideias fomentadas pelos seus antecessores e desafiaram os códigos de feminilidade no vestuário então vigentes, criando espaço entre o corpo e a peça de roupa. Apostando em novos volumes, proporções oversized, assimetrias, sobreposições e desconstrução de peças, criaram uma nova relação entre o corpo e o vestuário, assim como um novo léxico de moda.

Leia um excerto do texto de Anabela Becho AQUI

Sem comentários: