Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 31 de maio de 2016

NOVO LIVRO “FASHION GAME CHANGERS”




O novo livro “Fashion Game Changers: Reinventing the 20th Century Silhouette”, recentemente publicado pela editora Bloomsbury, traça as inovações no design de moda ocidental, desde o início do século XX até à atualidade.

Com mais de 200 imagens e textos de influentes historiadores e curadores de moda de todo o mundo, esta obra profusamente ilustrada mostra algumas das silhuetas mais revolucionárias e criações de moda mais inovadoras do último século. O 4º capítulo, intitulado “Kindred Spirits: The Radical Poetry of Japanese and Belgian Designers” foi escrito pela investigadora e curadora de moda portuguesa, Anabela Becho, e salienta a influência criativa de designers vanguardistas como Rei Kawakubo e Martin Margiela.

No início do século XX, criadores de moda como Madeleine Vionnet e Cristóbal Balenciaga começaram a libertar o corpo feminino das opressivas silhuetas ampulheta que então dominavam a moda europeia e americana. À medida que o século avançou, novas gerações de designers de vanguarda, como Rei Kawakubo e Martin Margiela, desenvolveram as ideias fomentadas pelos seus antecessores e desafiaram os códigos de feminilidade no vestuário então vigentes, criando espaço entre o corpo e a peça de roupa. Apostando em novos volumes, proporções oversized, assimetrias, sobreposições e desconstrução de peças, criaram uma nova relação entre o corpo e o vestuário, assim como um novo léxico de moda.

Leia um excerto do texto de Anabela Becho AQUI

Sem comentários: