Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 18 de maio de 2016

PALAIS GALLIERA APRESENTA “ANATOMY OF A COLLECTION”


Quem veste o quê? Esta é a questão lançada pela exposição “Anatomy of a Collection”, patente no Palais Galliera, em Paris, até 23 de outubro. A mostra reúne cerca de uma centena de peças de roupa e acessórios do século XVIII à atualidade, pertencentes ao arquivo do museu e selecionadas pela sua intrínseca ligação a uma pessoa famosa ou anónima. O objetivo é mostrar como a roupa e o utilizador se influenciam mutuamente e contribuem para um diálogo mais amplo sobre o vestuário.

“Anatomy of a Collection” analisa a proveniência e mitologia das peças de roupa, considerando-as como relíquias relacionadas com memórias públicas e pessoais.
“O objetivo desta exposição é revelar a relação íntima entre uma peça de roupa e a pessoa que a usou", explica Olivier Saillard, diretor do Palais Galliera. “Ilustre, notável, célebre ou anónimo, o corpo modifica cada peça de roupa, acrescentando-lhe alma e sensibilidade.”

Abrangendo quatro séculos, a exposição é maioritariamente composta por peças vestidas por figuras históricas, da alta sociedade e estrelas de cinema e teatro: Marie Antoinette, a imperatriz Joséphine Bonaparte, Sarah Bernhardt, Audrey Hepburn, a duquesa de Windsor, entre muitas outras. Mas também inclui princesas menos conhecidas, atrizes, modelos, profissionais de moda e outras celebridades ainda vivas. A maioria das peças são assinadas por grandes criadores de moda como Christian Dior, Yves Saint Laurent, Hubert de Givenchy, Madeleine Vionnet, Balenciaga, Poiret, Chanel e Grès.

A exposição termina com criações mais recentes: um fato dourado de Haider Ackermann que Tilda Swinton usou em Cannes; o vestido com seios cónicos de Jean Paul Gaultier; um vestido de Jean-Charles de Castelbajac usado por Inès de la Fressange, um vestido branco python de Alaïa usado por Carla Sozzani.



FOTOS (da esquerda para a direita):

01 - Chapéu Sapato, Schiaparelli, 1937/38
02 - Vestido Jean Paul Gaultier, 1984/85
03 - Habit Dauphin, 1792
04 - Casaco Paul Poiret, 1922
05 - Capa e Salomés, Anna Gould
06 - Vestido de noiva Dior por YSL, 1959



Sem comentários: