quarta-feira, 18 de maio de 2016

PALAIS GALLIERA APRESENTA “ANATOMY OF A COLLECTION”


Quem veste o quê? Esta é a questão lançada pela exposição “Anatomy of a Collection”, patente no Palais Galliera, em Paris, até 23 de outubro. A mostra reúne cerca de uma centena de peças de roupa e acessórios do século XVIII à atualidade, pertencentes ao arquivo do museu e selecionadas pela sua intrínseca ligação a uma pessoa famosa ou anónima. O objetivo é mostrar como a roupa e o utilizador se influenciam mutuamente e contribuem para um diálogo mais amplo sobre o vestuário.

“Anatomy of a Collection” analisa a proveniência e mitologia das peças de roupa, considerando-as como relíquias relacionadas com memórias públicas e pessoais.
“O objetivo desta exposição é revelar a relação íntima entre uma peça de roupa e a pessoa que a usou", explica Olivier Saillard, diretor do Palais Galliera. “Ilustre, notável, célebre ou anónimo, o corpo modifica cada peça de roupa, acrescentando-lhe alma e sensibilidade.”

Abrangendo quatro séculos, a exposição é maioritariamente composta por peças vestidas por figuras históricas, da alta sociedade e estrelas de cinema e teatro: Marie Antoinette, a imperatriz Joséphine Bonaparte, Sarah Bernhardt, Audrey Hepburn, a duquesa de Windsor, entre muitas outras. Mas também inclui princesas menos conhecidas, atrizes, modelos, profissionais de moda e outras celebridades ainda vivas. A maioria das peças são assinadas por grandes criadores de moda como Christian Dior, Yves Saint Laurent, Hubert de Givenchy, Madeleine Vionnet, Balenciaga, Poiret, Chanel e Grès.

A exposição termina com criações mais recentes: um fato dourado de Haider Ackermann que Tilda Swinton usou em Cannes; o vestido com seios cónicos de Jean Paul Gaultier; um vestido de Jean-Charles de Castelbajac usado por Inès de la Fressange, um vestido branco python de Alaïa usado por Carla Sozzani.



FOTOS (da esquerda para a direita):

01 - Chapéu Sapato, Schiaparelli, 1937/38
02 - Vestido Jean Paul Gaultier, 1984/85
03 - Habit Dauphin, 1792
04 - Casaco Paul Poiret, 1922
05 - Capa e Salomés, Anna Gould
06 - Vestido de noiva Dior por YSL, 1959



Sem comentários: