Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 25 de maio de 2016

MUDE APRESENTA “ABAIXO AS FRONTEIRAS! VIVAM O DESIGN E AS ARTES”




O MUDE - Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, em Lisboa, encerrou para obras de requalificação integral do edifício, mas continua a desenvolver uma programação de exposições dentro e fora da capital, a que chama MUDE Fora de Portas.

“Abaixo as Fronteiras! Vivam o Design e as Artes” é a primeira exposição desta programação. A mostra desenvolve-se em dois polos e coloca em diálogo os espólios do MUDE – Museu do Design e da Moda e do MACE – Museu de Arte Contemporânea, em Elvas, sublinhando algumas das afinidades, sobreposições ou conexões existentes entre as artes e o design. A exposição inaugurou a 21 de maio no MACE, em Elvas, e terá um polo em Lisboa, na Sala do Risco do Pátio da Galé, a partir de 10 de junho.

A estreita relação entre as artes plásticas e o design tem sido uma constante desde o século passado e hoje as zonas de fronteira entre as duas disciplinas encontram-se ainda mais diluídas. Se as obras de muitos artistas plásticos invadem o universo do design, também encontramos frequentemente nas peças de design múltiplas referências ao universo das artes visuais.
As obras expostas em Elvas traduzem a influência da tradição pictórica e o trabalho realizado sobre a representação bidimensional. Em Lisboa, o foco estará nas peças que refletem sobre o objeto, o espaço e a arquitetura.

No total, são apresentadas mais 125 obras de quase 100 autores de diferentes gerações e percursos, portugueses e estrangeiros.



FOTOS:

Jean-Charles de Castelbajac
© MUDE / Foto Pedro Ferreira (à esquerda)

Susana Guardado
© MACE (à direita)

Sem comentários: