quarta-feira, 25 de maio de 2016

MUDE APRESENTA “ABAIXO AS FRONTEIRAS! VIVAM O DESIGN E AS ARTES”




O MUDE - Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, em Lisboa, encerrou para obras de requalificação integral do edifício, mas continua a desenvolver uma programação de exposições dentro e fora da capital, a que chama MUDE Fora de Portas.

“Abaixo as Fronteiras! Vivam o Design e as Artes” é a primeira exposição desta programação. A mostra desenvolve-se em dois polos e coloca em diálogo os espólios do MUDE – Museu do Design e da Moda e do MACE – Museu de Arte Contemporânea, em Elvas, sublinhando algumas das afinidades, sobreposições ou conexões existentes entre as artes e o design. A exposição inaugurou a 21 de maio no MACE, em Elvas, e terá um polo em Lisboa, na Sala do Risco do Pátio da Galé, a partir de 10 de junho.

A estreita relação entre as artes plásticas e o design tem sido uma constante desde o século passado e hoje as zonas de fronteira entre as duas disciplinas encontram-se ainda mais diluídas. Se as obras de muitos artistas plásticos invadem o universo do design, também encontramos frequentemente nas peças de design múltiplas referências ao universo das artes visuais.
As obras expostas em Elvas traduzem a influência da tradição pictórica e o trabalho realizado sobre a representação bidimensional. Em Lisboa, o foco estará nas peças que refletem sobre o objeto, o espaço e a arquitetura.

No total, são apresentadas mais 125 obras de quase 100 autores de diferentes gerações e percursos, portugueses e estrangeiros.



FOTOS:

Jean-Charles de Castelbajac
© MUDE / Foto Pedro Ferreira (à esquerda)

Susana Guardado
© MACE (à direita)

Sem comentários: