Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 17 de abril de 2012

“CHAIRS WITHOUT LEGS” EM EXIBIÇÃO NO ARQUIVO BAUHAUS

Até 10 de junho, o Museu do Design de Munique apresenta no arquivo Bauhaus, em Berlim, “Chairs Without Legs”, uma exposição especial que oferece uma visão multifacetada sobre o design e o desenvolvimento tecnológico do assento moderno.

Já no início da década de 1920, figuras de renome da Bauhaus como Marcel Breuer e Ludwig Mies van der Rohe desenhavam cadeiras cantilever feitas em tubos de aço, transferindo o conceito de leveza e transparência da arquitetura para o design de mobiliário.

“Chairs Without Legs” é uma instalação de 25 diferentes tipos de assentos e mostra como as cadeiras sem pernas se desenvolveram desde as suas primeiras versões, através do uso de métodos de produção de alta tecnologia e novos tipos de material, com influências da arte livre e como resultado de mudanças sociais e políticas.

Em exibição estão cadeiras de Alexander Begge, Marcel Breuer, Henrik Frederiksen, Frank O. Gehry, Konstantin Grcic, Jindrich Halabala, Stefan Heiliger, Poul Henningsen, Rudolf Horn, Antonin Kybal, Cesare Leonardi, Ross Lovegrove, Vico Magistretti, Sven Markelius, Ludwig Mies van der Rohe, Ernst Moeckl, Steen Ostergaard, Verner Panton, Bernard Rancillac, Mart Stam, Winfred Stab, Franca Stagi, Stiletto Studios (Frank Schreiner) e Ladislav Zak.

“A Bauhaus foi um laboratório para a arte, um espaço inovador onde as experiências criativas levaram ao desenvolvimento de produtos baseados nas necessidades dos consumidores. Estes objetos extraordinariamente criativos são hoje considerados clássicos do design. A abertura criativa para descobrir novos caminhos, que era a ordem do dia na Bauhaus, reflete-se em muitos dos novos desenvolvimentos da cadeira cantilever que o Museu do Design de Munique apresenta nesta exposição no arquivo Bauhaus", afirmou Annemarie Jaeggi, diretor do arquivo Bauhaus.

Sem comentários: