Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN EXPÕE “TAREFAS INFINITAS. QUANDO A ARTE E O LIVRO SE ILIMITAM”


Até 21 de outubro, o Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, apresenta uma exposição singular que propõe uma reflexão sobre os limites da arte e do livro.
 “Tarefas Infinitas. Quando a arte e o livro se ilimitam” não se trata apenas de uma mostra de livros, mas também de obras de arte onde o livro tem uma presença determinante - pinturas, filmes, esculturas e instalações.

Ao longo do percurso expositivo, livros iluminados medievais surgem em diálogo com obras de artistas contemporâneos, livros ilustrados do século XVII são exibidos junto a filmes e livros concetuais do século XX e livros de horas confrontam-se com publicações futuristas e livros de poesia visual.

O livro é apresentado enquanto laboratório de experiências estéticas e artísticas, interrogando e alargando também a nossa conceção tradicional de livro: será este objeto ainda um livro? Será uma obra de arte?



Tendo como ponto de partida as coleções do Museu Calouste Gulbenkian e da Biblioteca de Arte, “Tarefas Infinitas. Quando a arte e o livro se ilimitam” reúne obras e livros de artistas como Amadeo de Souza-Cardoso, Ana Hatherly, Vieira da Silva, Lurdes Castro, Alberto Carneiro, Fernando Calhau, Ed Ruscha, Filippo Marinetti, Stéphane Mallarmé, Jean-Luc Godard, William Kentridge, Gordon Matta-Clark, Lawrence Weiner, Bas Jan Adar, Diogo Pimentão, José Escada, John Latham, Robert Filliou, Christian Boltanski e Olafur Eliasson, entre muitos outros.







Sem comentários: