Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A ARTE DE EDVARD MUNCH EM EXIBIÇÃO NO MUSEU DE ARTE MODERNA DE ZURIQUE


Até 12 de janeiro de 2014, o Museu de Arte Moderna de Zurique (The Kunsthaus Zürich) dedica uma exposição única à arte do pintor norueguês Edvard Munch (1863-1944), um dos mais importantes precursores do expressionismo alemão.

Tristezas, obsessões e desencantos pessoais ganham formas e cores, nas telas de Edvard Munch. A sua obra abriu caminho para o desenvolvimento do Expressionismo, movimento artístico centralizado na Alemanha entre os anos de 1905 e 1930, que é conhecido como a arte do instinto. No Expressionismo, a subjetividade ganha contornos dramáticos nas pinceladas e os sentimentos alcançam uma nova plasticidade.

As telas de Munch eram o espaço para a manifestação das suas dores e emoções. Eram a sua forma de comunicar com o mundo. A maioria girava em torno do sofrimento, morte, amor, paixão, solidão e tristeza, temas que o artista recuperou várias vezes de forma intensa e apaixonada. Edvard Munch era igualmente obcecado pela repetição de certos motivos, tendo recriado muitas das suas obras mais famosas – “The Scream”, “The Sick Girl”, “The Vampire” – com diferentes técnicas, ao longo da sua carreira.

Cento e cinquenta telas de Munch - desde as suas primeiras gravuras à sua última litografia - estão agora em exibição no Kunsthaus Zürich, dando aos visitantes uma oportunidade única para apreciar a sua obra. A exposição é acompanhada por um catálogo, intitulado “Munch: A Genius of Printmaking”.


FOTOS: Courtesy of The Munch Museum / The Munch-Ellingsen Group/2013, ProLitteris, Zurich

1 - “Anxiety”, 1896
2 - “The Shouts”, 1895
3 - “Girl on the Bridge”, 1918
4 - “Madonna”, 1895/1902
5 - “Head to Head”, 1905





Sem comentários: