Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

“THE RETURN” BY KARL LAGERFELD


No passado dia 10 de dezembro, a casa Chanel apresentou “The Return”, a nova curta-metragem escrita e dirigida por Karl Lagerfeld, que foca o regresso de Gabrielle “Coco” Chanel ao mundo da moda e a reabertura da sua casa de Alta Costura em Paris, em 1954.

Em 1939, quando França declarou Guerra à Alemanha, Chanel fechou o seu atelier, mas após o conflito percebeu que não poderia ficar parada a assistir ao triunfo do “New Look” de Christian Dior. Embora muitos admirassem a feminilidade do visual proposto por Dior, Chanel considerava que este não se adequava à mulher emancipada que tinha sobrevivido a uma segunda guerra e assumido um papel ativo na sociedade. Tal como tinha feito após o primeiro grande conflito mundial, Chanel esforçou-se por libertar e reanimar a moda feminina, competindo com as propostas de uma nova geração de designers.

A sua coleção de regresso, apresentada em 1954, foi muito criticada, mas após três estações, Chanel reconquistou a notoriedade. Modernizou visuais clássicos, trabalhou sobre as tradicionais peças em tweed e conquistou uma nova geração de clientes. O clássico fato Chanel, em tweed, tornou-se um símbolo de estatuto e elegância.

“The Return” retrata este período determinante para a definição do “estilo” Chanel.


Sem comentários: