quarta-feira, 7 de maio de 2008

NOVA FUNDAÇÃO PRADA

A casa italiana Prada escolheu o arquitecto holandês Rem Koohlaas para projectar a sua nova fundação de arte. O projecto envolverá a renovação de um antigo complexo industrial no sul de Milão, e a criação de um novo espaço expositivo, um auditório e uma torre museu. A obra será supervisionada pelo colectivo de arquitectura OMA (Office for Metropolitan Architecture), dirigido por Rem Koohlaas.

A nova fundação, de 17 500 m2, compreenderá 7 500 m2 de um complexo industrial datado de 1910 - sete armazéns, laboratórios e reservatórios de cerveja circundados por um largo pátio - e aproximadamente 10 000 m2 de novos edifícios. A nova instituição acolherá diferentes eventos dedicados ao cinema, design, arquitectura, filosofia, moda e performance. Irá incluir também um espaço de exposição permanente para expor uma selecção de trabalhos da colecção da Fundação Prada.“A nova Fundação é projectada como uma colecção de artefactos que encontram várias tipologias arquitectónicas. Não só o espaço será alargado, como também o próprio conteúdo: os arquivos Prada serão expostos, estabelecendo a continuidade do esforço criativo e intelectual”, explica Rem Koohlaas.

A Fundação Prada foi criada em 1993 por Miuccia Prada e Patrizio Bertelli, em colaboração com o escritor, curador e crítico de arte italiano, Germano Celante, conhecido como o criador, em 1967, do termo "Arte Povera” (expressão que equivalerá a “Arte Pobre”) e pela publicação em 1969 do livro “Art-Povera”, onde procurou dar um conceito mais claro deste tipo de arte que trabalha com materiais humildes e tende a atribuir mais importância ao processo de produção do que ao produto final. “Art-Povera” não só procedeu ao esclarecimento do conceito, como deu a conhecer vários artistas (italianos e europeus, mas também norte-americanos) que podem ser inseridos nesta nova forma artística trazida pelo pós-Guerra Mundial e pela industrialização, que trabalha em novos caminhos e interroga os anteriores valores artísticos.

A Fundação Prada é uma organização sem fins lucrativos, resultante da paixão de Miuccia Prada e Patrizio Bertelli pela arte contemporânea. Desde o seu início, tem produzido instalações especiais em colaboração com artistas como Anish Kapoor, Marc Quinn, Carsten Höller, e Thomas Demand, entre outros.

Sem comentários: