segunda-feira, 19 de maio de 2008

PHONOFONE II

A marca de lifestyle americana Charles & Marie apresentou recentemente em Milão o Phonofone II, um altifalante em cerâmica para o iPod, desenhado pelo designer canadiano Tristan Zimmermann.

O Phonofone II amplifica o som dos auscultadores do leitor de MP3 até 55 decibéis, aproximadamente o volume máximo de um altifalante de um computador portátil. A criação relembra os antigos gramofones e fonógrafos e funciona de modo similar. Todo em cerâmica, tira partido das qualidades de ressonância do próprio material e não necessita de fontes de energia externas ou baterias para trabalhar.

A ideia de Tristan Zimmermann é simples: trata-se de apreciar a música. O fonógrafo foi o primeiro aparelho para o registo e reprodução de sons. O Phonofone II é o primeiro a oferecer uma elegante forma de união entre a tecnologia do início do século XIX e a nova tecnologia.

O Phonofone II pretende transformar as nossas experiências auditivas, reinterpretando as nossas bibliotecas musicais. 55 decibéis não dão para fazer uma grande festa, mas é a intensidade perfeita para um jantar informal ou para ouvir música no quarto ou no escritório. Além disso, a cerâmica branca e o formato de gramofone conferem-lhe um visual retro, perfeito para quem quer usufruir da alta tecnologia sem abandonar os seus antigos objectos pessoais.


Sem comentários: