terça-feira, 13 de maio de 2008

TO BE CONTINUED…

“To Be Continued”, o mais recente projecto do jovem designer francês Julien Carretero, apresenta peças de mobiliário únicas que resultam de um método de produção repetitivo e em série.

Na música, uma variante é um elemento perturbador que é aplicado a um tema de modo a modificá-lo. Cada vez que o tema é repetido, é adicionada uma variante. Deste processo resultam vários temas, todos diferentes uns dos outros, mas ainda assim pertencentes a um todo homogéneo.

Inspirado neste princípio, Julien Carretero criou um processo de produção em série no qual a variante faz parte do próprio tema. Assim, ao repetir sistematicamente o tema, são criados vários elementos sequenciais, em que cada um resulta do elemento anterior e dá origem ao posterior. A série de móveis “To Be Continued” nasce da sobreposição de várias camadas coloridas de resina de poliuretano, sendo que cada camada é uma réplica da imediatamente anterior. A variante é uma consequência da imperfeição oculta dessa cópia. As camadas são moldadas a partir de um molde de malha de polietileno, que assume as imperfeições da camada anterior e as adiciona à camada seguinte, resultando num extravasamento que se prolonga por todo o comprimento da peça.

Julien Carretero corta estas formas para criar peças de mobiliário únicas, mas que nascem do mesmo processo repetitivo.

Sem comentários: