segunda-feira, 19 de maio de 2008

NOVO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA EM ITÁLIA

No próximo dia 24 de Maio, inaugura em Bolzano, Itália, o novo museu de arte moderna e contemporânea, Museion, concebido pelos arquitectos berlinenses KSV Krüger Schuberth Vandreike. Mais do que um simples contentor de arte, o novo museu será um laboratório internacional de pesquisa, com foco interdisciplinar.

O Museion transmite a força de Bolzano, no Sul de Tirol, uma região atípica e multicultural com uma forte visão europeia, que este ano irá acolher, entre 19 de Julho e 2 de Novembro, a Bienal Europeia de Arte Contemporânea, Manifesta 7. O edifício, de forma cúbica e com fachadas frontais transparentes, é visualmente apelativo e convida o público a ultrapassar, passeando pelo museu, os limites entre a cidade e a paisagem. As fachadas funcionam como vitrinas ou superfícies de projecção de trabalhos artísticos comissionados pelo museu, diferenciando-se na sua transparência dos lados longitudinais, revestidos com chapas de alumínio. O espaço interior é fluido: os cinco andares destinados ao museu, que incluem áreas de exposição, espaços para eventos e workshops e uma livraria, são internamente interligados. Contíguo ao museu existe ainda um atelier para acolher artistas. Museion une, desta forma, a flexibilidade e a simplicidade de uma oficina com as qualidades de exposição de uma galeria clássica.

“Peripheral vision and collective body” é o nome da exposição inaugural, que questiona o papel dos corpos colectivos na arte visual contemporânea, considerando a forte relação existente entre a arquitectura e a performance, em particular a dança. A exposição reúne uma selecção de filmes, performances, documentos e textos que exploram a criação e o uso do “corpo colectivo” e estará patente ao público até 21 de Setembro de 2008.

Sem comentários: