sexta-feira, 30 de maio de 2008

A PRIMEIRA DE QUATRO "DIESEL WALLS"

Em Março passado, divulgámos a 5ª edição do Diesel Wall, o concurso de arte que oferece aos criativos de todo o mundo a oportunidade de renovarem a paisagem urbana, apresentando as suas obras em grandes paredes de edifícios localizados nas mais importantes cidades do mundo.

Agora, anunciamos o vencedor da primeira parede, na cidade de Zurique. O prémio foi atribuído a Andreas Marti, cuja curiosa obra, “Bag Bellows Break”, poderá ser contemplada até Maio de 2009 na parede de um edifício com vista para o estádio de futebol Letzigrund.

O júri suíço - constituído por Wilbert Das, director criativo da Diesel, e importantes nomes da arte e do design - votou unanimemente em Andreas Marti, admirando a simplicidade do seu projecto, que ficciona um mural integrado no edifício usando simples linhas. Seleccionado de entre 380 concorrentes oriundos de todo o mundo, o artista, natural de Zurique, foi o único participante a pensar no edifício como fonte de inspiração e, deste modo, absorveu a sua silhueta para recriar formas e profundidades. O resultado parece uma folha de papel com riscos arbitrários, mas que na realidade têm sempre algo novo para revelar.

O projecto Diesel Wall continua a promover a arte em espaços públicos e a oferecer uma oportunidade única aos jovens talentos internacionais para se exprimirem. A Diesel continua a sua digressão deste ano, para chegar a outras três grandes metrópoles: Manchester, Nova Iorque e Barcelona. As candidaturas para Manchester já fecharam, mas ainda estão abertas as inscrições para as paredes de Nova Iorque e Barcelona. Os interessados podem candidatar-se até 21 de Junho (Nova Iorque) e 11 de Julho (Barcelona), através de http://www.dieselwall.com/.

Sem comentários: