quinta-feira, 30 de abril de 2009

DESIGNER COREANO VENCE EL BOTÓN-MANGO FASHION AWARDS

O vencedor da segunda edição do El Botón-Mango Fashion Awards, o primeiro concurso espanhol destinado a apoiar novos talentos da moda internacional, foi anunciado ontem, numa conferência de imprensa. O grandioso prémio - 300 000 euros e a oportunidade de comercializar a colecção apresentada a concurso nas lojas Mango - foi entregue ao jovem designer coreano, Lee Jean Youn.

A Mango abriu a convocatória para o El Botón a 1 de Maio de 2008 e recebeu centenas de candidaturas de todo o mundo. Durante a primeira fase do concurso, foram pré-seleccionados 50 candidatos e em Novembro passado foram anunciados os 10 finalistas que passariam à terceira fase: Lee Jean Youn (Coreia), Jean Pierre Braganza (Reino Unido), Silvia García Presas (Espanha), Josh Goot (Austrália), Jaeha Alex Kim (Nova Zelândia), as duplas formadas por Miriam Lehle & Sabina Egler (Alemanha), Peter Pilotto & Christopher de Vos e Aleksandar Stanic & Fiona Sinha (ambos estabelecidos no Reino Unido), Jakub Polanka (República Checa) e Christian Wijnants (Bélgica).

A estes dez finalistas foi dado um prazo de cinco meses para desenvolverem uma colecção de 10 coordenados para apresentarem na grande final do El Botón-Mango Fashion Awards, que nesta edição contou com um júri de grande prestígio: Oscar de la Renta, na qualidade de Presidente; Nina Garcia, directora da revista Marie Claire dos EUA; Laura Larbalestier, do departamento de Compras de Selfridges; Armand Hadida, responsável pela prestigiosa loja parisiense L’Éclaireur; a directora e cool hunter da Rinascente Tiziana Cardini; o reconhecido assessor de moda Jean Jacques Picatt; Nieves Álvarez, uma das modelos espanholas mais internacionais; Jerry Hall, conhecida manequim dos anos 80; os vencedores da primeira edição do concurso, Sandrina Fasoli e Michaël Marson; o fotógrafo de moda, Mariano Vivanco; Isak Andic, Presidente da Mango; e Damián Sánchez, sócio-conselheiro e director criativo da firma.

A final do concurso ocorreu ontem, com a apresentação em desfile das colecções dos 10 finalistas e o anúncio do vencedor, seguidos da entrega do prémio Botón de Oro a Oscar de la Renta, como reconhecimento do seu percurso profissional. No final da cerimónia, os convidados puderam ainda assistir ao desfile Outono/Inverno 09/10 da Mango.

Até ao próximo dia 2 de Maio, a colecção do vencedor, assim como as dos restantes finalistas, estão em exibição no emblemático Paseo de Gracia de Barcelona, entre as ruas Aragón e Rosellón, formando um circuito aberto a todo o público. A exposição é composta por 20 cubículos de metacrilato, tendo cada um deles 4 manequins vestidos com as colecções dos dez finalistas.

http://www.mangofashionawards.com/

Sem comentários: