quinta-feira, 23 de abril de 2009

VIKTOR & ROLF CRIAM GUARDA-ROUPA PARA ÓPERA

Os designers holandeses Viktor Horsting e Rolf Snoeren, mais conhecidos como Viktor & Rolf, licenciaram-se em 1992, pela Escola de Artes de Arnhem. As suas surpreendentes criações conceptuais trouxeram para a moda um novo look, e também um novo estado de espírito. Para eles, o universo da moda não se resume ao vestuário, sendo este composto essencialmente por imagens e ideias.

Aliando sofisticação técnica e elegância, Viktor & Rolf são uma referência da moda contemporânea e exprimem a sua arte através de diferentes projectos artísticos. Assim não é de estranhar que se dediquem, agora, ao design de vestuário teatral, mais concretamente ao guarda-roupa da nova ópera romântica de Robert Wilson, “The Freeshooter”, que estreará na Baden-Baden Opera House, na Alemanha, no próximo dia 30 de Maio.

Ainda faltam alguns dias para o resultado desta colaboração ser revelado, mas as poucas imagens já divulgadas mostram criações de cores fortes e de uma enorme carga dramática, que incorporam volumes e silhuetas 3D com reminiscências do folclore alemão e da estética de Wilson. A personagem Agatha será vestida com aglomerados de flores e fitas iluminadas com cristais. Além de tecidos mais convencionais, como organza, seda e cetim, Viktor & Rolf usaram na confecção dos vestidos cerca de um milhão de cristais Swarovski, que criam um original efeito de luz.

Esta é a segunda colaboração de Viktor & Rolf com Robert Wilson. A primeira foi em Novembro de 2004, quando a dupla de designers desenhou o guarda-roupa da obra “2 lips and Dancers and Space”, apresentada na Holanda.

A partir de 1 de Junho, poderemos ver a nova opera “The Freeshooter”, e o seu brilhante guarda-roupa, através dos sites www.arte.tv e www.swarovskisparkles.tv

Sem comentários: