quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ANNIE LEIBOVITZ PROTAGONIZA CAMPANHA LOUIS VUITTON

A casa francesa Louis Vuitton transformou as suas campanhas publicitárias protagonizadas por personagens célebres na sua principal imagem de marca. Sean Connery, Keith Richards, Francis Ford Coppola e a sua filha Sofia e Mijaíl Gorbachov foram alguns dos rostos conhecidos que posaram para a câmara da famosa fotógrafa Annie Leibovitz.

Agora, os protagonistas são o célebre bailarino e coreógrafo Mikhail Baryshnikov e a própria Annie Leibovitz, que se fotografa a ela mesma. A fotógrafa aparece sentada junto à sua inseparável câmara, a uma bolsa Neverfull em tela Monograma e uma multiplicidade de livros sobre dança. À sua frente está Mikhail Baryshnikov, descalço e com um ténue raio de luz a iluminar os seus pés.

A inesperada colaboração resulta da relação de confiança que a Louis Vuitton e Annie Leibovitz alcançaram depois de três anos de trabalho conjunto. A nova campanha, a ser lançada no próximo mês de Março, será acompanhada de um vídeo, protagonizado por ambos os artistas, que estará disponível a partir de 1 de Fevereiro em www.louisvuittonjourneys.com.



ANNIE LEIBOVITZ é a mais famosa e admirada fotógrafa da actualidade. Os seus originais e irónicos retratos figuram em capas de revistas há mais de 30 anos.

Annie Leibovitz estudou Arte Pictórica no San Francisco Art Institute, frequentando simultaneamente cursos de fotografia. Em 1970 começou a trabalhar para a revista Rolling Stone, da qual se tornou fotógrafa principal em 1973. No início dos anos 80, Annie Leibovitz era já considerada a principal fotógrafa da cena rock e uma perspicaz observadora do panorama social.

Em 1993, iniciou a sua colaboração com a Vogue, fazendo retratos, capas, e fotografando as colecções de alta-costura. Além do trabalho editorial, fotografou diversas campanhas publicitárias muito importantes, como as da American Express, da Gap, Givenchy, The Sopranos, the Milk Board, Louis Vuitton, entre muitas outras. Trabalhou com muitas organizações artísticas, como a American Ballet Theatre, The Brooklyn Academy of Music, The Mark Morris Dance Group e também com Mikhail Baryshnikov.

Foi premiada com várias condecorações, como a Barnard College Medal of Distinction e a The Infinity Award in Applied Photography, conferidas pelo International Center of Photography. Recebeu o título de Commandeur dans l’Ordre des Arts et des Lettres do governo francês em 2006. Foi eleita Living Legend pela Library of Congress.

Sem comentários: