Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

TELEMÓVEL ECOLÓGICO

E se pudesse carregar o seu telemóvel com uma Coca Cola? Enquanto algumas pessoas acham que as baterias dos telemóveis um dia serão substituídas por recursos naturais, como a energia solar, Daizi Zheng pretende fazer com que estes funcionem a partir de bebidas açucaradas. A designer chinesa desenvolveu um telefone conceptual para a Nokia, com uma bio bateria que utiliza enzimas para gerar electricidade a partir de hidratos de carbono.

“Através da minha pesquisa, descobri que as baterias de telefone como fonte de energia são caras, consumem recursos valiosos no fabrico e quando descartadas são prejudiciais para o ambiente. O conceito é substituir a tradicional bateria por uma bio bateria e, assim, evitar a poluição do ambiente. A bio bateria gera electricidade a partir de hidratos de carbono (geralmente açúcar) e utiliza enzimas como agente catalítico. Num único carregamento, a bio bateria tem uma autonomia três a quatro vezes superior a uma convencional bateria de lítio e pode ser totalmente biodegradável.”, explica a designer.







Sem comentários: