Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sábado, 9 de outubro de 2010

DANIEL DINIS | LAB


COLECÇÃO VERÃO 2011

DOWNLOAD PRESS RELEASE >



EM CONVERSA COM DANIEL DINIS

Daily ModaLisboa - É frequentador assíduo do comércio local / tradicional?

Daniel Dinis – Sim. Em Frankfurt há todas as semanas um mercado especial só com produtos da região, onde encontro tudo o que preciso em termos de alimentação. O comércio local está a extinguir-se devido às grandes superfícies comerciais que têm tudo debaixo de um só tecto. Essa tendência não é nova e não acontece só aqui em Frankfurt. Como eu próprio faço roupa à medida e as pessoas vêm ter comigo por eu prestar atenção aos seus desejos individuais, para mim é igualmente motivante frequentar lojas especializadas - o serviço, a consulta e a possibilidade de encontrar soluções particulares. É raro ter esse serviço nos grandes armazéns. O ambiente dos mercados e lojas tradicionais também é diferente e para mim por vezes muito inspirador.

- Se trabalhasse num mercado, o que gostaria de vender?
Especiarias.

- O excesso, a reciclagem, a sustentabilidade são questões que o acompanham no dia-a-dia? E no processo de desenvolvimento de uma colecção?
Hoje em dia é quase impossível não se ocupar com estas questões. Revistas, jornais, televisão - não passa um dia em que não se encontre qualquer coisa acerca desses assuntos. É sempre bom repensar os nossos hábitos do dia-a-dia e ter em mente o ambiente que faz parte da própria vida. A reciclagem para mim é algo natural, cresci com isso – na Alemanha é um processo habitual para os cidadãos já há muito tempo. Sustentabilidade é uma questão e um desafio que, mais do que nunca, influencia o trabalho de um designer. Para mim, significa pensar em conceitos que vão além do uso de materiais biológicos. Utilizo, por exemplo, matérias que restam de produções e que seriam deitados fora, apesar de serem de óptima qualidade. Reutilizo os retalhos que se acumulam ao cortar os moldes em tecido para aplicações ou como ponto de partida para novos designs, criando novas texturas. Desafios são elementares para o desenvolvimento do design contemporâneo. O desafio da minha geração é encontrar caminhos em que as questões reciclagem, sustentabilidade, condições de trabalho se integram completamente no processo de criação.

- Qual a sua definição de beleza?
Beleza encontra-se em tudo o que nos rodeia. Está sempre relacionado com o nosso ponto de vista - é então algo muito individual.

- Como descreve a sua colecção para o Verão 2011?
A minha inspiração geral, não só nesta colecção, é sempre a parte técnica e a confecção. Tento sempre ultrapassar as "regras" conhecidas e encontrar caminhos diferentes na confecção. A roupa que desenho foca detalhes, o interior... A colecção para o Verão 2011 tem como pontos de partida as viagens que fiz ao norte de Marrocos e a Istambul. O que mais me inspirou foi a ideia do lazer, o momento privado e pessoal. Pensei em criar um guarda-roupa só para as horas livres do dia-a-dia influenciado pelos atributos presentes nesses países, como o calor, a rudeza da paisagem e da arquitectura, o caos das ruas, o odor e as cores dos mercados e da comida, a prosperidade imparável, o grafismo da arte islâmica, a essência do deserto e a vivacidade arrebatada das cidades. A colecção tem como base uma silhueta bastante descontraída e fluida, inspirando-se nos códigos das roupas tradicionais da cultura islâmica. Não quis seguir o caminho da reprodução ou apostar numa aparência demasiado etno. Essencial é a transformação para um visual contemporâneo, misturando a ideia oriental com elementos de vestuário urbano e desportivo.



DESFILE

~

3 comentários:

kati disse...

Amazing!!!!!! Gosto muito!!!!

Go Daniel go!

dd disse...

hair:
griffehairstyle.com

make-up:
antonia rosa atelier and team

music:
jakob vetter/
jakob and the appleblossom
www.myspace.com/jacobandtheappleblossom

sunglasses:
handmade from water buffalo horn
millerbirnbaum for danieldinis
contact:
millerbirnbaum@gmail.com
tel: 00351 916996765   

booklet photography:
dianadjeddi.com

thank you:
adidas, modalisboa, 
michael, mónica, noélia, harald,
dietrich, diana, jakob, marion, 
manus, bentley,critsch, marco, christoph/creammodels.com,
my parents and the incredible backstage team of modalisboa!!

danieldinis.com

dd disse...

and a very big thank you to all models and their agencys!

nuno colaço - special factory
sebastião jensen - karacter models
andrei - karacter models
kristjan - light models
bruno rosendo - l´agence models
andre chee - l´agence models
edgar gonçalves - central models
helio martins - just
ruben moreira - l´agence models
henrique feller - elite
sorin - l´agence models
diogo guerra - glam
ricardo claudino - elite
diogo vaz - central models