Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 16 de novembro de 2010

FUNDAÇÃO PRADA EXPÕE “THE GIACOMETTI VARIATIONS”

“The Giacometti Variations” é uma instalação original do artista americano John Baldessari concebida especialmente para a Fundação Prada, em Milão. Como o nome do projecto indica, John Baldessari inspirou-se no imaginário do escultor suíço Alberto Giacometti e criou nove esculturas de figuras femininas extremamente esguias que vestem peças de roupa e objectos desenhados pelo próprio artista, formando um hipotético, embora imóvel, desfile de moda. O artista capta, assim, uma ideia de integração e diálogo entre Arte e Moda.

Neste projecto, John Baldessari revisita algumas imagens que nascem da relação intrínseca entre o Cinema e a Moda. Dispostas em fila, as figuras de 4,5 metros de altura, feitas em resina e aço e pulverizadas com bronze, foram inspiradas em personagens e cenários tão distintos como a bailarina de Degas "La petite danseuse de quatorze ans"; Marilyn Monroe e o glamour de Hollywood dos anos 50; a crinolina do século XIX de "Gone with the Wind" ou o trench-coat de Humphrey Bogart em "Casablanca".

A instalação será desdobrada em segmentos, apresentando um total de 18 looks diferentes em rotação. Através deste processo de transformação, o artista reflecte também sobre a efemeridade da Moda e o actual mercado de Arte.

“The Giacometti Variations” está em exibição até 31 de Dezembro de 2010.



Sem comentários: