terça-feira, 16 de novembro de 2010

FUNDAÇÃO PRADA EXPÕE “THE GIACOMETTI VARIATIONS”

“The Giacometti Variations” é uma instalação original do artista americano John Baldessari concebida especialmente para a Fundação Prada, em Milão. Como o nome do projecto indica, John Baldessari inspirou-se no imaginário do escultor suíço Alberto Giacometti e criou nove esculturas de figuras femininas extremamente esguias que vestem peças de roupa e objectos desenhados pelo próprio artista, formando um hipotético, embora imóvel, desfile de moda. O artista capta, assim, uma ideia de integração e diálogo entre Arte e Moda.

Neste projecto, John Baldessari revisita algumas imagens que nascem da relação intrínseca entre o Cinema e a Moda. Dispostas em fila, as figuras de 4,5 metros de altura, feitas em resina e aço e pulverizadas com bronze, foram inspiradas em personagens e cenários tão distintos como a bailarina de Degas "La petite danseuse de quatorze ans"; Marilyn Monroe e o glamour de Hollywood dos anos 50; a crinolina do século XIX de "Gone with the Wind" ou o trench-coat de Humphrey Bogart em "Casablanca".

A instalação será desdobrada em segmentos, apresentando um total de 18 looks diferentes em rotação. Através deste processo de transformação, o artista reflecte também sobre a efemeridade da Moda e o actual mercado de Arte.

“The Giacometti Variations” está em exibição até 31 de Dezembro de 2010.



Sem comentários: