quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TAKASHI MURAKAMI EM ROMA

A Gagosian Gallery, em Roma, apresenta, até 15 de Janeiro de 2011, a primeira exposição a solo de Takashi Murakami. Desta vez, o célebre artista japonês aposta num trabalho monocromático, usando apenas o azul numa pintura e o vermelho noutra. “A combinação de vermelho e azul com o dragão, que é considerado um símbolo de sorte e optimismo, é a minha tentativa de reafirmar a minha devoção à arte”, explica Murakami.

Em exibição estão duas pinturas épicas - Dragon in Clouds: Red Mutation e Dragon in Clouds: Indigo Blue – cada uma com nove painéis e 18 metros de comprimento. As pinturas com nuvens e dragões, conhecidas como Unryuzu, foram referências chave para Soga Shohaku, um artista japonês do século XVIII, cuja excêntrica e ousada imaginação tem sido uma forte inspiração para Murakami.

Embora estas pinturas monocromáticas se distanciem da habitual paleta colorida de Murakami, o artista continua a revelar uma série de influências, desde os símbolos religiosos nipónicos ao popular jogo de vídeo japonês Blue Dragon. Em Dragon in Clouds: Red Mutation, os volumétricos contornos dos remoinhos e enormes garras espalham-se pelos painéis, enquanto as escamas sombreadas do corpo do dragão reproduzem os efeitos das pinturas de Soga Shohaku.

Em Dragon in Clouds: Indigo Blue, frenéticos remoinhos circundam as pupilas do dragão e misturam-se com as suas narinas e sinuosos bigodes para criar uma turbulência visual. Nestas gigantescas pinturas de Murakami, o dragão torna-se uma lembrança da ligação intrínseca entre arte e espírito.


TAKASHI MURAKAMI, nascido em Tóquio em 1962, é um dos mais influentes e aclamados artistas nipónicos da actualidade. Formou-se em pintura tradicional japonesa, conhecida como Nihonga, na Tokyo National University of Fine Arts and Music, mas a popularidade da animação e da banda desenhada manga desviou o seu interesse para a arte da animação, que, segundo o próprio artista, “era mais representativa da vida moderna japonesa”. A cultura popular americana sob a forma de animação, comics e moda são as principais influências do trabalho de Murakami, que abrange pintura, escultura, instalação e animação, assim como uma vasta gama de produtos coleccionáveis.

Sem comentários: