Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 3 de novembro de 2010

QUI ES-TU PETER?

“Qui es-tu, Peter?” foi a pergunta lançada pela marca Louis Vuitton a Grégoire Bourdeil, Marina de Caro, Michel François, Lothar Hempel, Melonie Hennessy, Ji Ji, Jean-Philippe Illanes, Nicolas Julliard, Arnaud Kalos, Laurent Pernot, Janaina Tschäpe, Virginie Yassef e Jérôme Zonder. Os treze artistas tentaram explicar quem é Peter Pan, o pequeno rapaz que se recusa a crescer e vive na infância como se fosse uma espécie de utopia: sem preocupações com o impossível, sem limites e sem destino. A sua imaginação é o seu aliado mais fiel, alimentando as inúmeras aventuras mágicas em que ele é sempre o herói. “Qui es-tu, Peter?” é a 13ª exposição do Espace Culturel Louis Vuitton, em Paris, e convida o visitante a explorar uma terra fantástica onde a infância e a criação se unem. A mostra está patente ao público até 9 de Janeiro de 2011.

Peter Pan, personagem criado pelo escocês James Matthew Barrie em 1904, tornou-se um mito contemporâneo, o símbolo da eterna criança. O seu génio foi recentemente reduzido à síndrome Peter Pan, que descreve pessoas que fogem das suas responsabilidades de adulto. Mas e se Peter Pan representasse o lado criativo em cada um de nós?

Treze artistas contemporâneos ocuparam o Espace Culturel Louis Vuitton, em Paris, para explorar, cada um deles, um aspecto do mito, e desenhar um retrato do vilão. A instalação de Melonie Henessy penetra no tempo, e Laurent Pernot contempla a morte e a eternidade. Virginie Yassef, com uma pepita de ouro gigante abre um outro mundo, que Arnaud Kalos evoca num filme em que sombras interrompem o tesouro da infância. Grégoire Bourdeil apanha os piratas de surpresa, Jerôme Zonder aventura-se na vastidão do amor e do ódio, ao passo que Ji Ji desce à terra enquanto sonha. Na montra da rue de Bassano, Jean-Philippe Illanès apresenta a casa de Peter Pan, na qual os objectos foram estranhamente revisitados. A argentina Marina de Caro imagina utopias de educação e o vídeo realizado por Nicolas Julliard mergulha nas profundezas do oceano. Janaina Tschäpe propõe a ecologia de Neverland, a ilha de Peter Pan onde Lothar Hempel encena charadas e Michel François a construção de ideias.

Veja o vídeo abaixo:

Sem comentários: