terça-feira, 9 de novembro de 2010

SAPATOS ESCULTURA

Chau Har Lee tem atraído a atenção da crítica especializada com a sua linha de calçado conceptual. Feitos em madeira, acrílico, metais e couro, os sapatos da jovem designer recentemente formada em design pelo Royal College of Art de Londres, são verdadeiras esculturas e desafiam pela sua ousadia e originalidade.

Chau pretende revolucionar o processo tradicional de fabrico de calçado, ao utilizar técnicas de joalharia, arquitectura e escultura na criação dos seus sapatos. “Gosto de reduzir os sapatos aos seus básicos e reconstruí-los de uma forma diferente. Trata-se de reconstrução, mas mantendo uma forte narrativa para que permaneçam usáveis”, explica a designer, que além da sua própria colecção, desenha também a linha de footwear da marca Bally. “A Bally é muito mais comercial, enquanto que o meu trabalho começa de uma forma muito conceptual e depois torna-se gradualmente mais usável”.

Lee estudou no Cordwainers College e no Camberwell College of Art e completou o mestrado em design no Royal College of Art. Em 2009, Manolo Blahnik nomeou-a “Footwear Designer of the Year” e no mês passado foi pré-seleccionada para o “Dorchester Collection Fashion Prize”.

“Gosto muito de saltos em aço e de desenvolver a sua estrutura, mas acima de tudo posso dizer que os seus sapatos são fortes e esculturais em termos de formas”, afirma Chau Har Lee. “Gosto do desafio de analisar os métodos tradicionais de fabrico de calçado de um modo novo”.



Sem comentários: