Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 29 de junho de 2011

BARBIE INSPIRA CIA. MARÍTIMA

Há muito que a Barbie não é vista apenas nas prateleiras das lojas de brinquedos. A famosa boneca entrou para o mundo da moda e pode mesmo ser considerada como uma tendência.

A Barbie, que já foi vestida por grandes casas de moda como Christian Dior, Chanel, Versace ou Givenchy, e serviu de mote às colecções de vários designers e marcas, é agora a fonte de inspiração de algumas peças da nova colecção da Cia. Marítima, recentemente apresentada na semana de moda de São Paulo. Este é o resultado de uma parceria entre a conhecida marca brasileira de beachwear e a Mattel do Brasil, empresa responsável pela criação de marcas infantis que contribuem para o desenvolvimento de uma infância saudável.

As peças desta edição especial combinam a elegância associada à Barbie com a frescura e o espírito jovem de toda a nova colecção da Cia. Marítima, que antecipa as tendências para o Verão 2012. Às duas saídas de praia e aos dois biquínis - um em modelo cai-cai e outro em modelo triângulo, ambos com a parte de cima em branco e preto e palavras estampadas que remetem ao universo Barbie e com a cueca preta com o perfil da boneca em rosa - que compõem esta edição, juntam-se outros modelos inspirados pela boneca mais famosa do mundo. (ver imagens abaixo)

A semana de moda de São Paulo, realizada desde 1996, é o maior evento de moda do Brasil. Já projectou as carreiras de várias manequins brasileiras, contou com a participação nos desfiles de várias tops internacionais e foi destaque nas mais consagradas publicações de moda como a Vogue, a Elle e a Vanity Fair. Nesta edição, o desfile da Cia. Marítima contou com a participação de Isabeli Fontana, considerada um dos modelos ícone mundiais. O desfile ficou também marcado pela oferta aos convidados de uma Barbie vestida com um biquíni criado especialmente para ela pela Cia. Marítima.




A HISTÓRIA DA BONECA MAIS FAMOSA DO MUNDO

Nunca um brinquedo reflectiu tão bem o comportamento de uma época como a Barbie, uma boneca que acompanhou todas as mudanças das últimas cinco décadas. Em 50 anos de existência, a Barbie já teve mais de 100 profissões, já caracterizou várias personagens de TV, cinema e teatro e já foi vestida por grandes criadores de moda. A Barbie é um sucesso absoluto, tanto em popularidade, como em vendas. Por ano são vendidos 120 milhões de exemplares, ou seja duas Barbies por segundo.

Foi a americana Ruth Handler, esposa de Elliot Handler, fundador da Mattel, quem teve a ideia de fabricar uma boneca que permitisse trocar de roupa, ao ver a sua filha Barbara a brincar com bonecas de papel que permitiam o mesmo. Mãe de três filhos, Ruth não teve dúvidas quanto ao nome a dar à nova boneca: Barbie, o diminutivo de Barbara. Mais tarde, Ken viria a ser o seu namorado e Skipper a sua irmã. Associando-a à moda, Barbie tinha uma feição adulta, diferente das outras bonecas da época.

A Barbie foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque, a 9 de Março de 1959. A sua imagem sempre foi a de uma top model, símbolo de sucesso, beleza e juventude. O modelo original trazia peças de roupa e acessórios que se identificavam com o universo jovem do final dos anos 50, e que podiam ser trocados: vestidos rodados, calças cigarrete, luvas, etc.

A moda dos últimos 50 anos pode ser contada através da Barbie. Nos anos 60, a boneca assumiu a imagem da típica rapariga americana, com um twin-set de lã e madeixas no cabelo. Em 1962, vestiu-se de Jacqueline Kennedy, com o famoso tailleur cor-de-rosa. Cinco anos mais tarde, surgiu Twiggy, vestida com um mini vestido e botas amarelas. Em 1968, o rosto de Barbie ganhou um aspecto mais jovem, com longas pestanas e olhos azuis. No final dessa década, a boneca apareceu com roupas floridas, estampagens psicadélicas e grandes óculos. Durante os anos 70, assumiu um visual hippie, com saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley. Na década de 80, inspirou-se na série Dallas, surgindo com cabelo estilo Farrah Fawcet, muito glitter e lábios vermelhos. Mangas balão e blusas transparentes faziam parte do figurino. Em 1982, a maquilhagem passou a ser obrigatória e já fazia parte dos acessórios de Barbie. As roupas alegres, a mulher de negócios, o glamour dos vestidos de cerimónia, os símbolos pop da época, como Madonna e Whitney Houston faziam parte do seu mundo nos anos 80. Na década de 90, Barbie adoptou diversos estilos: rap, roqueira, salva-vidas, médica, dentista, ginasta e super-Barbie. Ao ano 2000 chegou como uma mulher moderna, trabalhadora, munida de novos acessórios, como computador e telemóvel.

Sem comentários: