segunda-feira, 6 de junho de 2011

VISIONÁRIO TOM FORD

Depois de se estrear como realizador de cinema com o filme “A Single Man”, Tom Ford é agora o ‘objecto de estudo’ de um documentário sobre a sua carreira e o processo criativo da sua colecção feminina.

O projecto intitula-se “Visionaries: Tom Ford” e faz parte da série de documentários “Visionaries: Inside the Creative Minds” do canal norte-americano OWN de Oprah Winfrey. O episódio dedicado a Tom Ford, o segundo da série, foi dirigido por Michael Bonfiglio e estreia no próximo dia 24 de Junho.

Com 60 minutos de duração, “Visionaries: Tom Ford” mostra facetas até agora desconhecidas de um dos génios da moda mais controversos do século XXI e inclui imagens inéditas do desfile de apresentação da primeira colecção de pronto-a-vestir feminino com o seu nome.

Segundo informações reveladas pelo jornal britânico Daily Mail, no documentário o designer texano revela momentos cruciais da sua carreira, as suas crises existenciais, a sua bem sucedida reinvenção profissional e sentimentos como a saudade que sentiu na manhã seguinte à sua saída da Gucci - “Quando deixei a Gucci, voltei para casa, fechei as cortinas e dormi. Quando acordei, olhei para o meu calendário, que costumava estar lotado, e não tinha absolutamente nada. Eu não sabia mais quem eu era ou o que deveria ser”. O protagonista fala também sobre a sua visão real do seu trabalho: “Eu tenho sentimentos dúbios sobre a moda, porque nós convencemos as pessoas que elas não são perfeitas o suficiente. Promovemos o materialismo, que definitivamente não é o que traz felicidade ao mundo."

Tom Ford tornou-se conhecido quando assumiu a direcção criativa das casas Gucci e Yves Saint Laurent, e afirmou-se como um dos maiores nomes da moda da década de 1990, com as suas sensuais e provocadoras colecções e campanhas publicitárias. Em 2011, foi o único designer de moda a figurar na lista de personalidades “mais influentes” da revista Time. Em 2010, retomou a sua colecção feminina, numa apresentação restrita apenas a convidados. Tom Ford disse que esperou o momento certo para este retorno - “Eu só queria voltar quando pudesse mudar o sistema”, revelou.

James Cameron, Will.i.am e Annie Leibovitz são outras das mentes criativas documentadas em “Visionaries: Inside the Creative Minds”.

Sem comentários: