quinta-feira, 30 de junho de 2011

VALENTIM QUARESMA NO 
FASHIONCLASH MAASTRICHT 2011

Valentim Quaresma, um dos mais conceituados nomes da joalharia nacional, continua a dar provas do seu talento a nível internacional. Nos passados dias 10, 11 e 12 de Junho, o artista plástico foi convidado a expor uma das suas emblemáticas peças da colecção “Speed” no FashionClash Maastricht, na Holanda, uma plataforma internacional
para jovens talentos na área do design e das artes que se relacionam com a indústria da moda. Através de exposições, lojas com artigos especiais e desfiles de moda, o FashionClash apresenta os trabalhos dos convidados a uma audiência internacional e dá aos visitantes a oportunidade de descobrir novos talentos, criar contactos e apreciar a arte e a moda dos nossos dias.

Mais de cem talentos internacionais mostraram o seu trabalho na última edição do evento. Valentim Quaresma expôs um sapato futurista da sua colecção “Speed”, ao lado de outros autores e marcas que desenvolvem um trabalho estreitamente ligado à moda, desde a fotografia ao vídeo, dos têxteis à joalharia.


Mais do que um criador de jóias, Valentim Quaresma é um artista plástico. Quando está a criar, tudo o influencia, não segue tendências, e pensa as peças caso a caso. Estudou na escola António Arroio e no departamento de Joalharia do Ar.co. Iniciou a sua carreira a trabalhar com Ana Salazar na criação de jóias e acessórios de moda para as suas colecções. Em 1994, ganhou o concurso de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo na área de Artes Plásticas e abriu o seu atelier em Lisboa. Desde então, nunca mais parou: fez projectos para a loja Mousse em Lisboa, foi convidado a mostrar o seu trabalho no salão Prémiere Classe em Paris, no showroom da ModaLisboa, no Circuito Portugal, na Bread and Butter Barcelona, fez máscaras para o Lux Frágil, foi júri do concurso Jovens Criadores da Europa e criou uma série de instalações. Em Itália venceu um dos principais concursos de moda do mundo, o ITS#7, com o prémio "Best collection of the year" e participou no acontecimento [moment] em Riga na Letónia. Em 2009, foi convidado a integrar o júri do concurso ITS#8 em Trieste. A convite da Associação ModaLisboa apresentou um coordenado no desfile comemorativo dos 35 anos da marca Hello Kitty, inaugurou no seu novo atelier no Spazio Dual, em Lisboa, e foi convidado a presidir a associação cultural Art in Park apoiada pela IMV. Em 2010 apresentou uma retrospectiva de 20 anos de carreira no Spazio Dual.

Além das múltiplas exposições, o seu trabalho tem sido destacado em várias revistas, jornais e livros da especialidade: Expresso, Público, Diário de Noticias, Vogue Portugal, Elle, Máxima, Umbigo, GQ, Zoot magazine, I-D magazine, Collezioni Accessori, Zoom Fashion on Trends, A Shaded View on Fashion Film, Visão, Egoista, DIF, Parq, Brand Bible Barcelona, Artes e Leilões, Xray, D-palma, Look Book, DN Magazine, Direct Arts, etc.


Foto: © Peter Stigter

Sem comentários: